Um projeto piloto lançado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) começa a dar os primeiro passos para execução no estado.  É o Consim-2020 desenhado para promover o desenvolvimento das agroindústrias através da capacitação dos serviços de inspeção municipais cadastrados e possibilitando significativa ampliação dos mercados com comercialização para todo o país. Foram selecionados 12 consórcios entre 52 inscritos no país, sendo dois da Bahia. O encontro presencial para capacitação acontece em Feira de Santana durante toda esta semana com participação da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), MAPA, em evento promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Portal do Sertão.

Os orientadores do MAPA esclareceram procedimentos e dúvidas, o que deverá agilizar os processos. A chegada do Consim é avaliada de forma positiva para incrementar a economia, especialmente em período de pandemia quando inúmeras empresas suspenderam atividades e postos de trabalho foram fechados.

“É uma oportunidade única para que os Serviços de inspeção estadual e municipais possam estreitar laços, trocar experiências, através da padronização de procedimentos, agindo de forma harmônica, visando sempre a formalização das pequenas agroindústrias. Com isso, os empreendimentos vão ampliar o mercado de seus produtos através da adesão ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) passando a comercializar em todo território  nacional, gerando novos postos de emprego e incremento na renda do pequeno produtor. Esse encontro serve para um maior entrosamento entre as equipes técnicas. Todos saem ganhando, pois agrega conhecimento, além de ser um momento para enriquecimento profissional e pessoal”, ressalta a coordenadora de Desenvolvimento  da Agroindústria da ADAB,  Maria Cristina Brito.

A oficina está sendo realizada com a equipe de inspeção e as indústrias do Portal do Sertão, e no período de 7 a 11 de dezembro, será realizada no Território do Sisal. A ADAB participa através da sua Diretoria de Inspeção de Produtos Agropecuários representada pelos coordenadores Maria Cristina Brito e Gustavo Viana e pelas fiscais estaduais agropecuárias Daisy Viviane e Katia Cerqueira.

“Essa iniciativa inovadora proporcionará o fortalecimento do SUASA (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária), agregando os consórcios públicos e os municípios ao SISBI com benefícios econômicos e injeção de recursos na economia das regiões onde estão instalados”, destaca Gustavo Viana, coordenador de Auditoria, Processos e Gestão da DIPA.

A Oficina aponta para as vantagens de implementação do projeto que vai promover o desenvolvimento econômico dos municípios e o estímulo da agroindústria regional, além da garantia de alimentos seguros, respeito ao código de defesa do consumidor, e atração de mais agroindústrias para a região.

Participaram do primeiro dia do evento, os secretários de Agricultura de Conceição do Jacuípe e Coração de Maria, demais autoridades e proprietários das agroindústrias da região.

a  a