Servidores do escritório da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) em Cipó, participaram de uma reunião com a prefeitura municipal para debater os desafios de 2021, com ênfase na realização de ações e superação das restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

São várias as temáticas trabalhadas em conjunto como geolocalização de propriedades rurais, feira de animais e educação alimentar. “Ficou acertado que a gestão da cidade deve colaborar com a agência, através da ampliação do número de pessoal cedido para trabalhar conosco, especialmente para a realização da geolocalização, determinante para que a Bahia se torne, em breve, zona livre sem vacinação de Febre Aftosa”, explica Nourivaldo Cruz, técnico em fiscalização agropecuária da ADAB.

“Pela nossa experiência de atuação em toda a Bahia, sugerimos à comissão municipal liderada pelo vice-prefeito Derckian Andrade, a criação de metas para que a Vigilância Sanitária se torne mais ainda atuante, reforçando a parceria com a ADAB e o Ministério Público. Com isso, as fiscalizações em frigoríficos, supermercados e outros estabelecimentos comerciais serão mais frequentes com orientações aos comerciantes, a fim de garantir segurança alimentar ao consumidor”, disse Nourivaldo.

Também foi discutida a estruturação das feiras de gado programadas para o município que movimentam a economia, garantindo emprego e renda para os criadores e moradores do entorno. “O novo prefeito José Marques, conhecido como Marquinhos que é agricultor e conhece nosso trabalho, já garantiu que a ADAB é aliada importante na orientação e fiscalização de uma das dez maiores feiras em trânsito de animais na Bahia”, disse Gabriel Silva, gerente territorial da autarquia.