Único órgão do estado responsável pela fiscalização de agrotóxicos, a ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), tem organizado ações educativas sobre a utilização dos produtos, desde a aquisição até a devolução das embalagens vazias às centrais de recebimento.  Uma palestra na cidade de Mirangaba reuniu produtores para discutir os aspectos legais e técnicas de manejo na utilização dos agrotóxicos.

a

O escritório da agência no território Piemonte da Diamantina programou atividades sobre a temática e envolveu moradores dos distritos. Durante a ação educativa, os engenheiros agrônomos Keyla Soares e Belchior Dantas e a gerente territorial Michelle Teixeira, esclareceram as dúvidas dos participantes em relação à aquisição dos agrotóxicos, que deve ser efetivada apenas em locais cadastrados, a utilização em propriedades rurais e o manejo correto.

a

“Para a própria segurança do produtor, a compra apenas deve acontecer em lojas cadastradas pela ADAB,  porque ele  recebe junto um receituário agronômico e acompanhamento de um Responsável Técnico (RT) da loja, orientando o uso para cada cultura, incluindo o prazo de carência para a colheita, evitando assim a presença de resíduos nos alimentos e prejuízos à saúde do consumidor e ao meio ambiente”, ressalta Keyla.

Outras ações no território aconteceram em parceria com a prefeitura de Mirangaba nos povoados de Cana Brava e Taquarendi, através de seminários para informar as comunidades rurais e lembrar do compromisso com o meio ambiente após a utilização dos produtos.

A Central de  recebimentos de embalagens vazias atuou com o recolhimento itinerante dos recipientes e foram recolhidas 2.800 embalagens .

A ADAB fecha o ciclo da cadeia de utilização dos agrotóxicos, desde a fiscalização das revendas, à utilização no campo até a devolução das embalagens pós uso. “A parceria com o poder público municipal é fundamental pois se trata de uma responsabilidade compartilhada para que possamos divulgar ao máximo as informações. A ADAB é um órgão fiscalizador, mas também educativo, e estamos à disposição para prestar orientações e firmar parcerias para ampliar os bons resultados”, destaca Michelle Teixeira.