A citricultura e o abate tecnificado na região de Esplanada estiveram em pauta na manhã desta quarta-feira (06) na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Acompanhado por uma equipe de secretários, o prefeito municipal, José Naldino Alves, solicitou apoio da Agência para desenvolver a agricultura e pecuária regionais dentro dos padrões da defesa zoofitossanitária.

O município tem forte vocação para o cultivo de citros, mas agora a prefeitura quer incrementar a questão do abate. “O desenvolvimento regional precisa estar amparado por uma agroindústria forte, mecanizada e organizada”, destacou Alves. Segundo ele, o frigorífico mais próximo fica em Inhambupe, cerca de 100 Km da sede de Esplanada, dificultando o transporte de alimentos e onerando o custo da produção. “Nosso objetivo é oferecer opção de emprego e renda em nosso município ao mesmo tempo em que fortalecemos a cadeia produtiva de forma legalizada e dentro das normas higiênico sanitárias”, pontuou Alves.

“Dentro das competências da Adab, temos o dever de auxiliar e orientar as prefeituras que entendem a agricultura e a pecuária como o verdadeiro patrimônio local”, enfatizou o diretor geral da Adab, determinado o envio de equipe técnica para avaliar as plantas e o terreno onde será instalado o Frigorífico Regional de Esplanada. Os fiscais da Adab farão as análises técnicas para formalizar o Termo de Cooperação Técnica para que a Prefeitura viabilize a construção do equipamento dentro das normas vigentes. “Fixar a indústria é fortalecer os instrumentos para promover a comunidade, os produtores e levar saúde para a população”, acrescentou Oliveira, acompanhado pelo diretor de Inspeção, Rafael Mendes.

Com relação à citricultura, de acordo com o prefeito de Esplanada, o desafio é o combate à Mosca Negra, praga já instalada em alguns pomares da região e em outros estados. Nesse sentido a orientação da Adab é o trabalho em conjunto entre setor produtivo, órgãos públicos e entidades privadas. “Boa parte das pragas que acometem os cultivos é disseminada por vias aéreas e terrestres, ou seja, pelo vento ou pelo transporte de pessoas e cargas. Por isso é importante a conscientização das pessoas”, destacou o diretor de defesa vegetal, Celso Duarte Filho, também presente ao encontro. Entre as medidas para combater as pragas da citricultura na região ele apontou o uso de patrulhas mecanizadas compartilhadas no esquema consorciado, treinamento de produtores e utilização de mudas apenas de viveiros cadastrados e legalizados.

“Produtores de uma mesma região precisam trabalhar e se proteger de forma coletiva porque o esforço em conjunto beneficia a todos. É assim que se faz defesa agropecuária”, finalizou o diretor geral da Adab, informando que a Agência vai disponibilizar equipe técnica pra capacitar os produtores da região na identificação de pragas e notificação de focos junto à Adab.

Participaram da reunião os secretários municipais de Agricultura, Moacir Martins, de Obras, Liziane Bárbara e a coordenadora do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar de Esplanada, Lília Oliveira.

Ascom Adab 06/10/21

Tel: 3091-2044 / 99948-8385