No final deste mês de Outubro (26 e 27), uma ação conjunta entre a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Prefeitura Municipal de Itamaraju, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e a Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Espírito Santo (Assoagres) vai promover o recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos. Na última atividade as entidades recolheram 3.940 quilos de embalagens vazias, entregues por 41 pequenos produtores da região de Itamaraju.

a

A ação consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades de pequenos produtores rurais como forma de promover a devolução destes resíduos, após a utilização dos defensivos agrícolas, ao Sistema Campo Limpo. “Os grandes produtores, as empresas agropecuárias de maior porte e os estabelecimentos com maiores volumes de uso dos defensivos, já devolvem as embalagens no Posto de Recebimento de Teixeira de Freitas. Como sabemos das dificuldades do pequeno produtor, a parceria entre diversas instituições oferece a solução do recebimento itinerante que auxilia a todos e ainda ajuda o meio ambiente”, avalia o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira.

A central de recolhimento do extremo sul é a Unidade de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Teixeira de Freitas, localizada na Rodovia BR-101, Km 887, Córrego Mutum, Fazenda Araguaia, em frente à Parada do Pedrão e funciona de segunda à sexta das 7h às 11h e das 13h às 17 horas. “A legislação disciplina a destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas, determinando responsabilidades para o agricultor, para o revendedor e para o fabricante. O não cumprimento destas responsabilidades poderá implicar em penalidades”, destaca do diretor de defesa vegetal da Adab, Celso Duarte Filho. “Mas não temos o objetivo de punir os produtores. Nossa defesa agropecuária é feita de com base na educação sanitária, de maneira orientada e compartilhada, dividindo conquistas e responsabilidades com todos os elos da cadeia para que todos tenham condições de produzir com segurança e dentro das leis vigentes”, diz o diretor.

a

Dentro da programação de recolhimento itinerante para 2021 na região extremo sul da Bahia, as próximas etapas serão Itabela, dias 26 e 27 de Outubro, no galpão da Cooabriel, situado na Rua Cedin, bairro Ouro Verde, das 8h às 16horas. Já em Eunápolis, a ação acontecerá nos dias 30/11 e 01/12, na Fazenda Tecnoplant, rodovia BR-101, Km 712,5.

“É importante lembrar que o produtor deve lavar as embalagens antes de levar até os pontos de recebimento”, lembra Epaminondas Peixoto, fiscal estadual da Adab que participaram da ação em Itamaraju acompanhado pela fiscal Flávia Fernandes, além do Engenheiro Florestal, Ernandes Ferreira.

Ascom Adab 08/10/2021

Tel: 3091-2044 / 99948-8385