O ciclo de cursos de Capacitação para Agentes Vacinadores contra Brucelose de 2021 está chegando ao fim e só será retomado no próximo ano. Promovido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), com participação fundamental da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeb) por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), as capacitações de novembro ocorreram entre os dias 9 e 11, nos municípios de Guanambi, Serra Ramalho, Bom Jesus da Lapa e Botuporã. Já estão agendados cursos nos dias 23 a 25 deste mês em Caatiba e 30 a 02 de dezembro em Ipirá.

a    a

“Com isso, os produtores da cada região poderão realizar a vacinação de suas bezerras com profissionais capacitados. É importante lembrar que a vacina só pode ser aplicada por médicos veterinários e agentes vacinadores credenciados pela Adab”, destacou a Coordenadora do Programa Nacional de Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNEBT) na Bahia, Luciana Ávila. No mês de novembro, a ação já capacitou dez novos agentes que irão atuar nos municípios de Guanambi, Sebastião Laranjeiras, Caitité e Livramento de Nossa Senhora, com o apoio da prefeitura de Botuporã e Escola Família Agrícola.

a    a

Durante todo o ano, a Adab e a Faeb contaram com o apoio de sindicato de produtores rurais e prefeituras para a realização das capacitações. Os cursos são gratuitos e também se tornam uma opção de emprego e renda para os agentes recém formados. Em média são três dias consecutivos de aulas teóricas e práticas com entrega de certificados, sob a coordenação das médicas veterinárias Luciana Ávila, que coordena o PNEBT e Rejane Noronha, instrutora. O combate à Brucelose é importante não só para a sanidade do rebanho, mas também porque se trata de uma zoonose, ou seja, doença transmissível ao ser humano.

Ascom Adab 12/11/2021

Tel: 3091-2044 / 99948-8385