Com o objetivo de apresentar a importância e as principais atribuições do Responsável Técnico em eventos agropecuários, a Agência da Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizou na tarde de hoje (26), durante o 14º Campeonato de Marcha Picada do Mangalarga Marchador, um evento para orientar Médicos Veterinários sobre o assunto. A ação contou com a presença do médico veterinário e do fiscal estadual agropecuário da Adab, respectivamente, Antônio Valetim e Augusto Mesquita, além de Lucio Leopoldo, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV – Ba).

O encontro foi iniciado com Valentim falando sobre o objetivo da palestra. Ele explicou que é importante orientar os profissionais que atuam em eventos agropecuários, ressaltando a responsabilidade não apenas técnica, mas também ética na condução das atividades. "É fundamental ter respeito ao próximo e a si próprio como pessoa e como profissional. Não existe êxito na defesa agropecuária se a ética não estiver andando junto", comenta. Entre as principais características da ética nessa atividade, ele destacou a força de caráter, a capacidade de lidar com dificuldades, a ação ética e a maturidade na prática do trabalho.

a    a

Na sequência, o fiscal estadual agropecuário da Adab, Augusto Mesquita discorreu sobre as exigências sanitárias e a responsabilidade técnica em eventos agropecuários. Ele explicou como são feitas as exigências sanitárias, as dinâmicas de funcionamento com relação aos processos de vacinação e exames dos animais, bem como a identificação dos atestados e legislações pertinentes aos eventos. Além disso, também discorreu sobre as principais obrigatoriedades da atribuição do Responsável Técnico. "É preciso estar atento a qualquer eventualidade e chamar a Adab ao primeiro sinal de dificuldade sanitária. Além disso, o RT deve registrar tudo no livro de ocorrências", afirmou Mesquita, ressaltando que a atividade requer confiança e parceria para desempenhar a atividade com a Agência.

a

Para finalizar o evento, o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV – Ba), Lúcio Leopoldo, ressaltou a importância desse profissional. "O RT passa a ser os olhos e braços do Conselho, isto é, esses profissionais são uma extensão da própria ação da nossa entidade de classe. A presença dele é fundamental para garantir a segurança e bem-estar de todos os envolvidos no evento", ponderou o vice-presidente, satisfeito com a participação do público presente na sede da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba), no Parque de Exposições de Salvador e dos que acompanharam as orientações, transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Adab.

a

Ascom Adab. 26/11/2021