A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão elaborando um Acordo de Cooperação Técnica para melhorar a proteção das atividades desenvolvidas no meio rural. As duas instituições visam agilizar a comunicação de crimes contra o patrimônio no campo, como maquinários, defensivos agrícolas e animais. As tratativas para assinatura do termo já estão em fase final e o acordo vai incluir ainda ações conjuntas no âmbito das barreiras e postos de fiscalização nas rodovias.

 

Como parte das colaborações entre a Adab e a PRF, a Agência disponibilizará um link de acesso ao Sistema Sinal Agro, lançado pela PRF em Agosto deste ano para registro de ocorrências. “Sabemos que o agronegócio é um dos setores mais importantes do país e que trabalha com produtos de alto valor agregado, o que chama a atenção de criminosos. Por isso a PRF buscou uma solução para atuação no setor”, informou o Superintendente da PRF da Bahia, Inspetor Virgílio de Paula Tourinho.

 

“A defesa agropecuária é feita em todos os aspectos e não podíamos deixar de fora o combate a crimes ligados ao campo. Aqui na Bahia já atuamos com a Operação Safra, em conjunto com a Polícia Militar.

 

Agora, aliando a expertise da PRF e sua experiência no fluxo rápido de informações de crimes, conseguimos oferecer mais uma ferramenta de segurança ao produtor”, enfatizou o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira que conta ainda com a atuação da Chefe de Gabinete da PRF-Ba, Ilde Rocha, a Chefe Substituta do Núcleo de Análise Técnica, Carol Soares e o Coordenador Administrativo Financeiro da Adab, Lázaro Pinha para a concretização da parceria.

 

Para acessar o Sinal Agro, o cidadão deverá entrar na página da PRF pela Internet e clicar no ícone correspondente, seguindo intuitivamente os passos. Após receber a informação no sistema, um servidor da PRF analisará a ocorrência que, após ser validada, é disparada para todos os policiais em serviço num raio de 200 quilômetros, os quais recebem um alerta no smartphone funcional com os dados do bem furtado/roubado.

 

 

O serviço funciona 24 horas e a expectativa da PRF é estar integrada a outros sistemas dos estados para aumentar a cobertura no atendimento aos produtores rurais.

 

 

Clique aqui para acessar o Sinal Agro

 

 

 

Ascom Adab. 07/12/2021

Tel. 3194-2044/2022/99948-8385