Os procedimentos técnicos e aspectos legais para a inclusão dos produtos de origem agropecuária oriundos da Agricultura Familiar foram discutidos na abertura do I Seminário Baiano da Agroindústria Familiar na tarde desta quarta-feira (15). O evento virtual reuniu lideranças do segmento e representantes de órgãos públicos interessados em contribuir para ampliar a participação do pequeno produtor na comercialização de seus produtos com selo de qualidade.
“Temos total interesse em abrigar a agricultura familiar, considerado suas peculiaridades, no processo de inspeção e certificação de produtos. Isso vai resultar em valor agregado, geração de emprego e renda para essa categoria tão importante para nosso estado”, salientou o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira na abertura do evento, acompanhado pela Coordenadora de Projetos Especiais, Maria Cristina Brito e do diretor de Inspeção de Produtos, Rafael Mendes.
A Bahia é o estado com o maior número de agricultores familiares do Brasil. De acordo com dados do IBGE eles já somam 600 mil. Diante da amplitude do setor a Adab está desenvolvendo plantas base para atender às necessidades e especificidades do pequeno produtor e elaborar unidades de beneficiamento que favoreçam à agricultura familiar. “O importante é que haja diálogo entre os elos desta cadeia para que os desafios sejam superados e a agricultura familiar possa se desenvolver com qualidade e a certificação adequadas para alcançar novos mercados”.
Ascom Adab. 15/12/2021
Tel. 3194-2044/2022/99948-8385