Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de Junho - a Agência de Defesa Agropecuária  da Bahia (Adab) reuniu importantes parceiros para realizar o Dia de Campo “Proteger o ambiente é compromisso de todos”. Voltado para produtores rurais e florestais, técnicos e representantes dos órgãos e entidades ambientais envolvidas com o segmento, o evento acontece amanhã, dia 07 de junho, no município de Porto Seguro/BA, Fazenda Bom Sossego, Alto Taperapuan, das 8h às 12h.

A iniciativa faz parte da campanha de conscientização ambiental que a Veracel Celulose lançou em abril e acontece até o final do ano em 11 municípios localizados na região de atuação da empresa, na Costa do Descobrimento,no Sul da Bahia. O projeto vai incluir visitas a proprietários rurais vizinhos da empresa e tem o apoio Adab, da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), dentro do Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS), da Secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Seguro, do Ministério Público, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), do movimento Plogging de Porto Seguro e da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (CIPPA).

O objetivo é sensibilizar toda população e celebrar as ações ambientais realizadas na região Extremo Sul da Bahia.  “Nesse dia de reflexão, trataremos da nossa responsabilidade com o meio ambiente, com destaque para a preservação das nossas florestas. Como nem sempre conseguimos estar em todos os lugares, conscientizando e fiscalizando, a participação e engajamento de todos é fundamental para o sucesso das ações”, enfatiza o agrônomo da Adab e coordenador da atividade, Epaminondas Peixoto.

A programação do Dia de Campo inclui a apresentação “Fazenda Bom Sossego e os cuidados com o meio ambiente”, por Juliana Doria. Na sequência, a palestra “Ações do plogging no descarte correto dos resíduos”, por Lisianne Meira Maia Gama e Sebastião Gama. “Benefícios ambientais com o sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)” será a apresentação da ABAF. Entre os t6emas ainda serão abordados “Ações da Promotoria na proteção ambiental”, pelo Promotor de Justiça Maurício Magnavita, “Ações da Adab na fiscalização do comércio e uso dos agrotóxicos”, pela gerente da autarquia, Flávia Fernandes, “Ações da CIPPA no combate a caça predatória de animais silvestres”, “Ações do Inema na preservação das aguadas”, pela coordenadora da entidade, Patrícia Neves,“Ações da brigada na prevenção e combate a incêndios florestais”, pela brigada de Incêndios Veracel.