A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) participa até hoje (27) do “Seminário Sobre Requisitos Básicos de Estruturação de Serviço de Inspeção”, em Brasília. O evento é voltado para os servidores públicos atuante nos serviços de inspeção de municípios vinculados aos consórcios públicos no país. Representantes de Serviços já aderidos ao SISBI-POA, dentro do Projeto ConSIM, também integram a equipe do encontro.
Idealizado pelo Ministério da Agricultura (MAPA), o ConSIM é um projeto que tem por objetivo ampliar o número de municípios incluídos no SISBI -POA, por meio da adequação e qualificação de consórcios públicos de municípios e dos Serviços de Inspeção vinculados, bem como de estabelecimentos registrados, de modo que possam ser reconhecidos como equivalentes.
Nessa segunda etapa do projeto piloto a Bahia foi contemplada com seis consórcios municipais selecionados. “A Adab atua como equipe orientadora desses consórcios a fim de atingirem o objeto, que é a adesão dos serviços de inspeção ao SISBI”, explica Maria Cristina Brito, coordenadora de Projetos Especiais da Agência, que está em Brasília acompanhada pelas médicas veterinárias, Kátia Lima, Daisy Viviane e Adélia Lima.
Nesta etapa, cada técnico da Adab acompanhará dois consórcios baianos, colaborando para que a adesão seja mais célere e com menos dificuldades. O seminário faz parte de uma série de ações planejadas pelo MAPA para a estruturação dos SIM.
Entre os consórcios baianos homologados para participar do Projeto ConSIM estão os do Vale do Jiquiriçá, Chapada Diamantina, Extremo Sul, Sertão do São Francisco, Velho Chico e Oeste da Bahia.