A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) anunciou uma medida de grande relevância no último sábado, 9 de setembro. Através da portaria nº 26/2023, publicada no Diário Oficial do Estado, a pasta ativou às Câmaras Setoriais, um instrumento estratégico projetado para catalisar a integração e o desenvolvimento de diversos segmentos produtivos ligados à agropecuária no estado baiano.
As Câmaras Setoriais têm como missão criar um ambiente propício para o diálogo e a articulação entre o governo, consumidores, instituições, sociedade civil e empresas que compõem as diversas cadeias produtivas. A ferramenta surge como pilar de inteligência para o setor agropecuário, projetadas para ouvir e resolver demandas, elaborar projetos, articular de maneira eficaz as principais ações dos setores produtivos, além de buscar soluções para os desafios que permeiam o agronegócio.
Wallison Tum, titular da Seagri, ressalta a magnitude dessa iniciativa, enfatizando que a sinergia entre os diversos atores do setor agropecuário da Bahia trará benefícios tangíveis para toda a cadeia produtiva. “As Câmaras Setoriais representam um canal direto para identificar e resolver problemas, propor políticas públicas e promover o desenvolvimento sustentável do estado da Bahia”, sublinhou.
As atividades das Câmaras Setoriais serão coordenadas pela própria Seagri, com o Secretário ocupando a coordenação geral. Além disso, serão munidas de estruturas com apoio técnico, compostas por profissionais encarregados de acompanhar, analisar e propor instrumentos de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento agropecuário do estado.
Às instituições interessadas em fazer parte desse processo colaborativo de influência e construção das decisões que impactam o setor agropecuário da Bahia, a porta está aberta. Neste sentido, as instituições que desejam integrar as Câmaras Setoriais deverão enviar um ofício endereçado ao secretário Wallison Tum, por meio do e-mail camaras.setoriais@seagri.ba.gov.br, informando os nomes do titular e suplente, para adesão, com os devidos e-mails e contatos telefônicos, até o próximo dia 10 de outubro.
O Secretário Wallison Torres ressalta a abordagem colaborativa desta iniciativa, que envolve instituições de pesquisa, ensino, extensão, indústria, produtores de diversos setores e, sobretudo o consumidor final. "Para aqueles que desejam fazer parte deste importante processo de colaboração e influência nas decisões que impulsionam o setor agropecuário da Bahia, agora é o momento".
Com as Câmaras Setoriais em pleno funcionamento, a Bahia reforça seu compromisso com o crescimento sustentável do agronegócio, concretizando um mecanismo essencial para o desenvolvimento contínuo do setor agropecuário no estado.
Clique aqui e acesse a portaria.
Ascom Seagri