Nos próximos três dias os médicos veterinários que atuam nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) participarão de encontros virtuais para impulsionar o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose na Bahia (PNCEBT-Ba). A reunião desta tarde (25) contou com as presenças do diretor geral, Paulo Sérgio Luz, do diretor de Defesa Animal, Carlos Augusto Spínola e da coordenadora do PNCEBT, Luciana Ávila.


O objetivo foi discutir medidas para ampliar o índice vacinal contra a Brucelose no estado e alcançar o patamar de 80%, mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura (MAPA). “Precisamos estabelecer estratégias de ação fortes e direcionadas de maneira que tenhamos resultados positivos, colocando a Bahia em posição de destaque no âmbito do Programa”, salientou o diretor geral na abertura da reunião.


Em todo o estado, o índice vacinal de bezerras com idade entre três a oito meses é de 65%. “O desafio é grande e se trabalharmos de forma participativa com gerentes, técnicos e veterinários a situação da vacinação contra Brucelose no estado pode melhorar”, avaliou a coordenadora que fez uma breve apresentação das ações realizadas e da cobertura vacinal em cada Território.


Na reunião de hoje, além das peculiaridades de cada região, foram abordadas também as ações referentes à notificação de inadimplentes e possíveis estratégias de fomento à vacinação. Amanhã (26) e na sexta-feira (27), profissionais de outros territórios participarão do encontro virtual e apontarão novas estratégias.

Ascom Adab 25.10.23

Tel (71) 3194-2044/2022/99948-8385