O 4º Fórum de Gestores da Agricultura da Bahia (Feagri), considerado o maior fórum de gestores do setor no Brasil, chegou ao seu término, nesta quinta-feira, 23-5, após três dias de intensas discussões, aprendizado e networking. Realizado pelo governo do estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), o evento reuniu mais de 300 participantes e representantes de municípios de todos os territórios de identidade.

Durante o Feagri, foram oferecidos 12 minicursos abordando temas diversos, como agricultura sustentável, tecnologias agrícolas de ponta, gestão de recursos hídricos e políticas públicas para o setor agropecuário. Além disso, quatro plenárias estratégicas foram realizadas, discutindo temas relevantes para o desenvolvimento do agronegócio baiano, como defesa agropecuária, tecnologia rural e a reunião dos gestores municipais.

Reinaldo Macedo dos Santos, gestor no municipio de Laje, participou do minicurso sobre gestão e políticas públicas, ministrado no primeiro dia do Feagri pelo auditor Jorge Nascimento. Para ele, “essa é uma oportunidade de saber como acessar as políticas públicas já existentes, levando benefícios à nossa cidade, assim como para conhecermos o caminho para formular nossas próprias diretrizes, de acordo com as especificidades que temos em Laje”.

Um dos destaques do evento foi o lançamento do Portal do Agronegócio da Bahia pela Seagri. Essa plataforma visa conectar produtores, técnicos e gestores, promovendo a troca de informações e o acesso a dados relevantes para o setor. A primeira etapa da plataforma estará disponível nos próximos dias para acesso público.

Durante as mesas-redondas e palestras, temas como segurança no campo, segurança alimentar, inovação tecnológica e sustentabilidade foram amplamente debatidos. O secretário Wallison Tum, da Seagri, em sua fala de abertura, destacou a importância do evento para compartilhar conhecimento com os gestores e impulsionar a formulação de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento agrícola e econômico do estado.

O pesquisador e palestrante José Eustáquio, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), afirmou que "o agronegócio é um pilar fundamental para a economia brasileira, e eventos como o Feagri são essenciais para promover a inovação e a produtividade no setor”.

Dessa forma, o Feagri reafirma seu papel como o maior fórum de gestores da agricultura do Brasil, e a Seagri continuará investindo em iniciativas que fortaleçam o setor e contribuam para o crescimento sustentável da Bahia.

Ascom Seagri 23.05.2024