Até o próximo dia 06 acontece a 8ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA), em Goiânia. O evento multidisciplinar e interinstitucional tem como objetivo discutir os serviços prestados às diferentes cadeias produtivas sob o ponto de vista das demandas da sociedade. Voltado para médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos e florestais, esta oitava edição também conta com a participação do diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Sérgio Luz, que viajou com uma comitiva da autarquia para atualizar conhecimentos e fortalecer o sistema de segurança da defesa agropecuária baiana.
“Este é um fórum extremamente qualificado para discutir os temas mais relevantes no segmento, compartilhar experiências e difundir conhecimentos”, avalia o diretor geral. Para ele os debates contribuirão positivamente com a segurança nacional, uma vez que a padronização de normas e procedimentos da agropecuária brasileira estarão em pauta.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), Paulo Emílio Torres, “a discussão transversal das demandas da sociedade leva, invariavelmente, aos controles de processos que resultam na oferta de alimentos livres de resíduos e contaminantes”. De acordo com Torres, juntas, a zootecnia, a medicina veterinária e a agronomia compõem um pilar social de grande importância para a saúde pública. “Daí a necessidade do fortalecimento do sistema de vigilância ativa e passiva pela adoção da inteligência quarentenária e princípios epidemiológicos, além de outros fatores que fazem parte da defesa agropecuária”, finalizou o presidente, citando ainda a relevância do manejo de pragas, o controle de enfermidades e os impactos ambientais.
A 8ª CNDA é uma realização da SBDA com apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Ascom Adab 05.06.24
Tel. (71) 3194-2044/2022