A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) é um dos órgãos do Governo do Estado que presta serviços na 45ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), no período de 1º a 8 de setembro, no Parque de Exposições João Martins da Silva.
O órgão estadual de defesa agropecuária garante a segurança sanitária e o bem-estar dos animais que participam do evento, com fiscalização realizada por profissionais e técnicos das áreas de Sanidade Animal e Fiscalização Agropecuária durante os oito dias do evento.
Até este domingo (1º), dia abertura do evento, já foram inspecionados 539 animais, entre equinos, bovinos e ovinos. No total, são aguardados 1,5 mil animais para a exposição.
A Adab tem a responsabilidade técnica de receber e vistoriar a documentação de entrada e a saúde dos animais oriundos de propriedades cadastradas no Sistema de Defesa Agropecuária da Bahia (Sidab). Apenas animais com Guia de Trânsito Animal (GTA) podem ingressar na Expofeira. A guia reúne dados sobre a origem e o destino do animal, além de informações sobre vacinação e idade de animais de rebanhos de equinos, bovinos, caprinos e ovinos.
O diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Luz participou da abertura da Expofeira, que estava suspensa desde 2022. Já a equipe de plantão é coordenada pela Gerente Animal do Escritório da Adab em Feira de Santana, Anael Vilela.
“Nossas equipes estarão de plantão durante todo evento para que os protocolos e requisitos exigidos pela nossa legislação, tanto estadual quanto federal de defesa e controle sanitário, sejam cumpridos durante a Expofeira”, ressaltou Luz.