Profissionais da Adab participam até esta sexta-feira (8), em Linhares, no Espírito Santo, do 9º Simpósio do Papaya Brasileiro. Com o tema “Produção Sustentável com Qualidade”, a edição deste ano aborda temas atuais com palestras e painéis de discussão, e a apresentação dos resultados mais recentes de pesquisas científicas obtidas em diversas instituições brasileiras.

A Bahia é o maior produtor de mamão do país, com 354.525 mil toneladas produzidas em 2023, com destaque para o município de São Félix do Coribe, na Bacia do Rio Corrente, no Oeste do estado, maior produtor baiano. Bahia e o Espírito Santo são responsáveis por quase 70% da produção nacional.

A coordenadora do Programa Fitossanitário de Manejo das Viroses do Mamoeiro, Flavia Lopes, a engenheira agrônoma da Adab, Laryssa Guerreiro, e o fiscal agropecuário Epaminondas  Peixoto representam a Bahia no simpósio.

O evento, realizado pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), é considerado de grande relevância para o setor e se destaca como um fórum essencial para a atualização e o intercâmbio técnico-científico entre os diversos agentes envolvidos na produção e comercialização do fruto.

“O simpósio promove a divulgação de inovações tecnológicas e a discussão de políticas públicas que impactam diretamente a cadeia produtiva do mamão”, ressalta o secretário de Agricultura de Linhares, Fabricio Fardin.