A equipe técnica da Adab do Litoral Norte da Bahia realizou uma palestra para professores da Escola Municipal Bento Alves, no povoado de Coqueiro, município de Jandaíra, sobre Influenza Aviária, também conhecida como gripe aviária, e o abate clandestino.

A unidade educacional também acolhe alunos da Vila de Mangue Seco, povoado da última e paradisíaca praia do litoral baiano, na divisa com Sergipe, que leva o mesmo nome.

A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres e, ocasionalmente, mamíferos como ratos, gatos, cães, cavalos, suínos, bem como o homem. A adaptação dos vírus ao homem já foi responsável por uma alta taxa de letalidade, e a possibilidade de transmissão desses vírus entre os seres humanos pode representar um alto risco para a população mundial.

Em maio de 2023, foi detectada pela primeira vez em território nacional, diagnosticada em aves silvestres, o que não compromete a condição do Brasil como país livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) para o comércio.

Por isso, aplicar medidas de biosseguridade nos estabelecimentos avícolas visando limitar a exposição de aves domésticas a aves silvestres, principalmente migratórias ou aquáticas, é a principal medida de mitigação de risco para introdução do vírus no plantel avícola nacional, e consequentemente, para diminuir o risco de evolução do vírus para formas altamente patogênicas e recombinação com componentes de outros vírus de influenza para formar vírus que podem não apenas infectar seres humanos, como ser transmitidos entre seres humanos.

Com informações do Mapa