A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) é um dos órgãos do Governo do Estado que presta serviços e orientações na 33ª Feira Nacional Agropecuária do Estado da Bahia (Fenagro), evento que acontece até o próximo dia 8 de dezembro no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador.

O órgão estadual, por meio do Programa de Educação Sanitária, presta informações nas áreas de Sanidade Animal, Sanidade Vegetal e Inspeção Sanitária para o público que visitar a Fenagro nos dez dias da exposição.

“Nossas atividades têm como foco sensibilizar os visitantes, especialmente os estudantes, sobre a importância da defesa agropecuária. Estamos promovendo palestras interativas e exposições práticas que mostram como prevenir doenças em animais e plantas, com destaque do impacto na saúde pública, na economia e na segurança alimentar. Nosso objetivo é formar cidadãos conscientes para o papel essencial da agropecuária sustentável no dia a dia de todos nós”, destacou a coordenadora do programa da Adab, Táise Oliveira.

A Adab ocupa um estande no Espaço + Bahia, promovido pelo Governo do Estado e organizado pela Secretaria Esta da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), que transferiu todo o seu gabinete para o Parque de Exposições com o objetivo de aproximar a administração estadual dos produtores rurais, pesquisadores, estudantes e do público em geral. Além da Seagri e da Adab, outras 24 secretarias e órgãos estaduais também marcam presença.

PALESTRAS

A Fenagro contará também com palestras ministradas por profissionais da Adab nas três áreas de atuação da Agência: Defesa Sanitária Animal, Defesa Sanitária Vegetal e Inspeção Sanitária.

“Iremos aproveitar esse espaço proporcionado pelo governo do Estado para levar orientação a todos que visitarem a Fenagro. É uma oportunidade de intensificarmos o compartilhamento de informações e mostrar a importância da defesa agropecuária na garantia da oferta de produtos de melhor qualidade e do fortalecimento da nossa economia”, afirmou o diretor-geral Paulo Sérgio Luz.

Na próxima quinta-feira (5), a partir das 8h, no Auditório do Centro de Treinamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), na saída secundária do Parque de Exposções, na Avenida Dorival Caymmi, a Diretoria de Defesa Sanitária Vegetal promove o 1º Encontro Técnico Estadual para tratar dos "Aspectos Fitossanitários do Complexo Produtivo da Soja e do Milho".

Às 14h, no Auditório 2, do Espaço + Bahia, o diretor de Inspeção Sanitária da Adab, José Ramos, falará sobre “A Importância do Serviço de Inspeção Industrial e Sanitária”. Às 16h30, também no Auditório 2, a coordenadora de Desenvolvimento da Agroindústria e Projetos Especiais da Adab, Maria Cristina Brito falará sobre “O Processo de Regularização, Concessão do Selo Arte e Adesão ao Susaf”. Em seguida, a coordenadora de Inspeção de Produtos Lácteos, Vitória Reisa, aborda o “Selo Arte: Valorizando Produtos Artesanais de Origem Animal”.

Na sexta-feira (6), no Auditório 2, do Espaço + Bahia, a partir das 14h, o coordenador do Programa de Sanidade dos Suínos, Rui Ferreira Leal, falará sobre o "Plano Integrado de Vigilância de Doenças de Suínos”. Às 15h, o coordenador do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa, José Neder Alves, ministra palestra sobre "Bahia: Zona Livre de Vacinação contra Febre Aftosa. Situação Atual, Perspectivas e Desafios." Em seguida, às 16h, o coordenador do Núcleo de Suporte de Cadastro Pecuário, Antonio Lemos Neto, fala sobre a “Campanha de Declaração de Rebanhos 2024” e, às17h, o coordenador de Vigilância Epidemiológica da Adab, Marcelo Sampaio, apresenta o "Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose".

As palestras são gratuitas e contam com espaços para perguntas e interação com os palestrantes.