(Morro do Chapéu/BA) - Garantir carne saudável, livre de doenças como a brucelose, salmonelose e tuberculose, é o que pretende o secretário da Agricultura, Engenheiro Agrônomo Eduardo Salles, ao assinar ordem de serviço para a construção do abatedouro frigorífico municipal de Morro do Chapéu, na noite da última sexta-feira (22), na prefeitura da cidade. Também assinaram o documento, o prefeito Cleová Oliveira Barreto e o representante da empresa SZ Construtora, vencedora de licitação para a construção da obra.

“Em nome de toda população de Morro do Chapéu eu agradeço ao governo do Estado, ao senador Walter Pinheiro, que deu o pontapé inicial para conseguirmos essa obra, que vai mudar a realidade do consumo saudável de carne de toda região”, destacou o prefeito Cleová, acrescentando que como contrapartida o município viabilizou o terreno, realizou a pavimentação e garantiu projeto de energia elétrica.

O secretário Eduardo Salles destacou que esta é uma das maiores obras da Secretaria Estadual da Agricultura, em um período difícil para a economia do Estado, mas imprescindível para a Bahia. “Mesmo com o momento de recessão pelo qual o estado passa, o governador Jaques Wagner teve a sensibilidade para entender que esta é uma obra estruturante para esta região. Serão investidos quase R$ 5 milhões, e serão abatidos 100 animais/dia. O equipamento que estamos trazendo para este município é de primeiro mundo e se adéqua à portaria nº 304 do Ministério da Agricultura”, disse Salles, agradecendo ainda o apoio do secretário de Planejamento Sérgio Gabrielle, dos senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata, e do deputado federal José Carlos Araújo.

O secretário ainda anunciou que outros investimentos estão previstos para Morro do Chapéu, a exemplo de um laticínio que será construído, mas os equipamentos já estão garantidos, e o centro de comercialização de animais, que é um desejo dos criadores da região. “Estamos trabalhando com projetos sustentáveis para toda zona rural no interior da Bahia, e todas as lideranças de Morro do Chapéu sonham com o funcionamento do Parque de Exposições do município”, pontuou.

Além de Morro do Chapéu, também já foram assinados contratos para a construção de abatedouros frigoríficos em Valença, Remanso e Bom Jesus da Lapa, com capacidade para abate de 100 animais/dia. Na semana passada também foram assinados contratos para a construção de nove outros abatedouros frigoríficos, com capacidade para 30/100 animais/dia nos municípios de Araci, Barra, Iguaí, Itaberaba, Itanhém, Medeiros Neto, Paramirim, Santa Rita de Cássia e Valente.

A cerimônia de assinatura contou com a presença de secretários municipais, vereadores, do deputado federal José Carlos Araújo, do presidente da Assopel, Odilésio José Gomes, dentre outros representantes de instituições locais.

Confira álbum de fotos

Assessoria de Imprensa
Secretaria da Agricultura,Pecuária, Irrigação,Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri)

Fones: (71) 3115-2794 / 2767 / 2737