A economia do pequeno município de Nova Canaã, no Médio Sudoeste da Bahia, ganhou novo impulso, a partir da certificação de um laticínio que há mais de uma década aguardava licenciamento para comercializar em todo estado. Beneficiado pela legislação da agricultura familiar e pequenos empreendimentos, o laticínio de Itajaí, proporciona cerca de 50 empregos diretos e indiretos. A entrega do selo SIE aconteceu na sexta (15) com a presença da equipe de inspeção da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), responsável pela orientação nas diversas fases de implantação do estabelecimento.

a

O laticínio processa, nessa fase inicial, 4 mil litros de leite diariamente e produz queijo, manteiga e requeijão. “A palavra é gratidão a Deus pela superação de tantos prejuízos que tivemos antes de chegar até aqui e também aos profissionais da ADAB que, com muito boa vontade, nos prestam consultoria, oferecendo informações adequadas para alcançarmos este patamar”, destaca o empresário Márcio Leal, lembrando as dificuldades enfrentadas que quase o fizeram desistir do projeto.

A certificação é a garantia de alimentos seguros para o consumidor além de estimular a cadeia produtiva do leite. “Os produtores ficam estimulados a melhorar a genética, passam a cuidar ainda mais do rebanho, mantendo a imunização dos animais, oferecendo produtos de qualidade, gerando empregos e colaborando para a fixação do homem no campo, para que as pequenas cidades também possam experimentar desenvolvimento. A legislação que apoia os pequenos produtores é uma iniciativa do governo da Bahia que tem impulsionado a renda dos municípios com baixo índice de desenvolvimento humano e levando esperança em meio ao difícil cenário econômico da pandemia”, ressalta Maurício Bacelar, diretor-geral da ADAB, presente ao evento de certificação.

Brucelose

Nos municípios de Itaju da Colônia e Iguaí, a equipe da ADAB participou da entrega de certificados aos novos agentes vacinadores da Brucelose, enfermidade que atinge principalmente os bovinos e pode ser transmitida ao ser humano.

O curso que acontece em diversos territórios da Bahia, é o resultado da bem sucedida parceria da ADAB com o sistema FAEB-SENAR com o objetivo de ampliar a imunização dos rebanhos, especialmente em áreas distantes e com poucos médicos veterinários em atuação.

Os cursos contaram com apoio das Prefeituras locais, Câmaras de Vereadores e sindicatos rurais, em cada município.

“Muito gratificante participar desse momento especial. Os trabalhadores rurais passam a contar com essa formação, a ter oportunidade de renda para as famílias, garantindo imunização dos animais contra uma importante doença que já fez muitas vítimas, também entre os humanos”, conclui Maurício Bacelar, durante a diplomação dos agentes.