De Janeiro a Março deste ano, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), aumentou em 336% as ações em Educação Sanitária no estado. Os dados são da Assessoria de Planejamento Estratégico da instituição, tendo como base o mesmo período de 2021 quando a autarquia realizou 164 atividades no segmento, contra 715 em 2022 até o último mês.

Para o diretor geral da Adab, quando a defesa agropecuária tem como alicerce a Educação Sanitária, todo o segmento ganha. “A difusão de informações com propósito educativo, no sentido de orientar o criador e o agricultor quanto às boas práticas para sua produção faz com que toda a sociedade compreenda o papel da Adab nesse contexto”, explica Lázaro Pinha, acrescentando que neste cenário, as atividades ganham novas perspectivas e são ampliadas.

O Programa de Educação Sanitária da Adab atua em três eixos principais: nas Instituições de Ensino, na Sociedade e no Desenvolvimento do Servidores. Conforme o Assessor de Planejamento Estratégico, Gustavo Viana, o trabalho de autopercepção dos técnicos da Adab começou a ser revisto com a remodelação do Programa de Educação Sanitária como um todo. “Adotamos outras formas de olhar as atividades dentro das três principais linhas de ação e, dessa maneira, os profissionais que lidam com diversos públicos, conseguiram notar a amplitude de suas competências na defesa agropecuária, impactando diretamente na eficácia do nosso trabalho”, destaca Viana.

De acordo com a coordenadora de Educação Sanitária da Adab, Elane Chaves, o incremento das ações aconteceu depois da mudança de paradigmas internos da instituição, com inserção da tipificação do atendimento ao público. “Nossos servidores passaram a se enxergar como educadores da defesa e não apenas profissionais em fiscalização ou simples atendimento. O contato interpessoal em uma abordagem de fiscalização, por exemplo, pode e deve ser planejado para se tornar educativo e orientativo. E os técnicos da Adab têm percebido muito bem esse aspecto”, comemora a coordenadora, enfatizando que para fazer defesa agropecuária é necessário estabelecer conexões com as pessoas.