Discutir estratégias para incluir mais laticínios baianos no Programa de Aquisição de Alimentos, modalidade leite (PAA Leite). Essa foi a pauta da reunião entre a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Rose Pondé e o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira, na manhã desta quarta-feira (01). Só em 2020, o PAA garantiu a aquisição de 5,5 milhões litros de leite de produtores da agricultura familiar e sua distribuição para mais de 200 mil famílias. Já a Adab tem a expertise para orientar e capacitar laticínios e cooperativas no processamento do leite de bovinos e caprinos com Selo de Inspeção Estadual.



a



Juntos, a Adab e o PAA Leite podem ofertar alimento seguro, saudável e de qualidade para famílias carentes, incrementando a renda de pequenos e médios produtores familiares em diversas regiões do estado. Além disso, a parceria visa contemplar mais laticínios que possam estar aptos a participar do Programa, com preço justo e garantia de escoamento da produção. “Precisamos estabelecer uma política pública de excelência que vá além do estritamente necessário. A união de esforços fortalece os agricultores que trabalham na produção do leite e laticínios, distribui alimento para a população mais vulnerável e garante um direito humano básico e prioritário, que é o do aceso à alimentação nutritiva e saudável”, avaliou o diretor geral da Adab, destacando que a Agência tem técnicos que orientam os laticínios para a garantia da qualidade desse produto, fazem a análise de toda a documentação e ainda acompanham as fases para o registro desses laticínios, que é condição fundamental para participação no Programa.


O PAA foi criado em 2003 com a finalidade de promover o acesso à alimentação saudável e fortalecer a agricultura familiar, na perspectiva da inclusão produtiva rural com a garantia de renda. O Programa é executado na Bahia pela SJDHDS, com recursos do Ministério da Cidadania e conta com as parcerias dos municípios, organizações sociais, associações e cooperativas, além das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Agricultura (Seagri). No que compete à Adab, o trabalho consiste em organizar a cadeia de produção, no tocante à atenção com os projetos dos pequenos produtores, para obter a verticalização do processo e o Selo de Inspeção Estadual do produto. “Estamos vivendo um momento que exige interlocução e ações mais efetivas para mitigar a insegurança alimentar”, ressaltou Rose Pondé. “A política pública chega ao pequeno produtor, mas, muitas vezes, eles ainda precisam de orientação, capacitação, organização e apoio na gestão adequada dos estabelecimentos de leite e nisso a Adab pode contribuir bastante. Nos últimos anos, temos conseguido criar parcerias importantes e com certeza o apoio da Agência vai fortalecer a agricultura familiar na Bahia e, com isso, garantir a qualidade do alimento”, disse a coordenadora do PAA Leite na Bahia, Rose Pondé, acompanhada pela deputada estadual, Jusmari Oliveira e pelo Assessor de Planejamento Estratégico da Adab, Gustavo Viana.



a

 

 


Ascom Adab 01/09/2021

Tel. (71) 99948-8385 / 3194-2042