Assegurar a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal que chegam à mesa do consumidor é uma das vertentes de atuação da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) que mantém equipes atuando em barreiras móveis em pontos diversificados para inibir o abate clandestino e, assim, garantir alimentos seguros aos consumidores. Foram percorridos nesses últimos dias, cerca de 4 mil km em operações de fiscalização. Mais de 1 mil kg de produtos clandestinos, móveis e utensílios impróprios para comercialização em açougues foram apreendidos por fiscais da autarquia.

Carros de passeio e caminhões que circulavam pelas estradas levando carne de bovinos, aves e peixes sem documentação sanitária ou qualquer cuidado no armazenamento e transporte foram flagrados logo na primeira operação nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho e Riacho de Santana. Os produtos foram apreendidos e incinerados em aterros sanitários e um dos motoristas levado à delegacia.

Em paralelo, outra equipe atuava na região de Guanambi onde foi identificado trânsito ilegal de bovinos e suínos. Os criadores foram notificados e multados. O trabalho envolveu agentes da ADAB e os órgãos municipais de vigilância sanitária com apoio da Polícia Militar.

As cidades de Iuiú, Carinhanha, Urandi, Palmas de Monte Alto e Matina também receberam a visita da fiscalização da ADAB. “O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, presidente da União de Prefeitos da Bahia, deu um grande exemplo firmando parceria com ADAB em prol da saúde pública. Tenho certeza que, a partir de agora, nossas ações ganharão efetividade em todas as outras 416 cidades da Bahia. A fiscalização é um serviço essencial em defesa da saúde da população e ocorre de forma aleatória, em qualquer ponto do nosso estado. O mais importante é a conscientização, especialmente nesse momento de pandemia, de emergência sanitária. Seguimos todos os protocolos para preservar a integridade de nossos agentes e defender a saúde dos consumidores”, destacou Maurício Bacelar, diretor-geral da autarquia.

Abate clandestino

Em Matina, os fiscais da ADAB identificaram tráfego de bovinos sem GTA (Guia de Trânsito Animal), o que ocasionou multa e retorno de animais à origem e, após denúncia, foi descoberta uma granja clandestina de suínos, na área rural.

A

“Infelizmente a população precisa ter muito mais cuidado e evitar se contaminar, carne exposta ao ar livre ou armazenada em local inadequado não é para ser consumida, precisamos estar atentos, higiene é uma responsabilidade de todos e algo seríssimo, principalmente nesse momento que vivemos, por isso, programamos estratégias para identificar quem insiste em desafiar a legislação, evitando doenças para a população”, arremata o médico veterinário e coordenador das operações Delcarlo Martinez.