A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu 764 kg de queijo coalho que seriam comercializados no estado de São Paulo. A fiscalização aconteceu na terça-feira (12), em duas queijarias irregulares localizadas no município de Sebastião de Laranjeiras, que foram interditadas por não apresentarem as condições higiênico-sanitárias necessárias para a produção.

De acordo com a coordenadora regional em Guanambi, Edlucia Carvalho, um dos proprietários procurou a ADAB para regularização do pequeno fabrico, colhendo informações e conhecimento da planta de estabelecimento (laticínio) elaborados pela Agência. Ela ainda reforça que outros fabricos clandestinos, neste município, serão fiscalizados.

O diretor de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária, Willadesmon Silva, explica que, além de fiscalizar, a ADAB apoia e incentiva a regularização desta atividade na região, já que as demandas são necessárias e importantes para a organização do setor produtivo de leite no município, considerada uma das principais na geração de emprego e renda.

Os queijos foram destruídos no aterro sanitário.