Reunião GEstão 06

Multiplicar as ações de Defesa em todo o estado para desenvolver a agropecuária baiana, unificando a funcionalidade das diretorias técnicas. Este é o objetivo da nova gestão da Agência de Defesa Agropecuária do Bahia (Adab) repassado para todos os coordenadores de projetos e regionais que atuam distribuídos em todo o estado. O encontro iniciou na manhã de hoje (13) e vai até o final do dia de amanhã (14), no município de Feira de Santana.

Durante a abertura, os diretores técnicos de Sanidade Animal, Vegetal e Inspeção de Produtos, Rui Leal, Armando Sá e Willadesmon Silva, respectivamente, solicitaram o empenho de todos os servidores, mas, principalmente dos fiscais estaduais agropecuários concursados, para a junção de esforços neste momento de transição, dando sequência às atividades técnicas.

O diretor Administrativo e Financeiro, Cláudio Lima, ressaltou que a estrutura física da ADAB distribuída pela Bahia precisa e será melhorada, pois é a “porta de entrada” para agropecuária baiana. “Sei que temos problemas, mas os escritórios regionais e as gerências são os locais de contato direto com o produtor. Por isso precisamos do empenho de todos aqui presentes para buscar soluções dentro de casa, já que possuímos excelente corpo técnico”, acrescentou.

O diretor-geral Oziel Oliveira disse que ele, como produtor, sabe a importância da Defesa Agropecuária para a economia do Estado e afirmou que esta reunião é de extrema importância diante das exigências apresentadas pelo Ministério da Agricultura, durante apresentação do Plano de Defesa Agropecuária (PDA), para repasse de recursos para a Agência.

“A Defesa Agropecuária já foi estabelecida como ponto estratégico dentro do MAPA e, em conversa com a Ministra Kátia Abreu, pude perceber que as informações abastecidas e disponibilizadas no Sistema Informatizado da ADAB servirão como parâmetro para o envio de recursos para a ADAB”, esclareceu Oziel, lembrando que sua gestão vai ser desenvolvida conjuntamente com os servidores, valorizando sempre quem trabalha e se decida para fortalecer a Defesa Agropecuária Baiana. “Precisamos nos fazer representados, pois trabalhamos com Saúde Pública, através da sanidade animal e vegetal, bem como a qualidade dos produtos de origem agropecuária”, completou.

Planejamento Estratégico

Durante a manhã do dia de hoje foi apresentado o Plano Plurianual do Governo do Estado (PPA) elaborado para a nova gestão, ficando constado que “a ADAB é um órgão transversal, pois sua atividade é necessária para o pequeno, médio e grande produtor”, disse o assessor de Planejamento Estratégico, Davi Gonçalves. As atividades para o desenvolvimento rural e Agricultura Familiar com foco no semiárido serão realizadas em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e sua vinculada a Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (Car), a exemplo da ampliação da oferta de alimentos de origem animal sob o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e da fiscalização do comércio e uso de agrotóxicos.

A retomada do projeto intitulado “Indicadores de Metas” foi realizada na tarde de hoje (13) para o gerenciamento das atividades técnicas, que estabelece metas, procedimentos internos e soluções de gestão. O objetivo dos indicadores de metas é atender ao PPA, auxiliar nos relatórios e determinar ações a serem executadas tanto na sede como nas unidades administrativas distribuídas no Estado, servindo como instrumento de trabalho transparente e auditável.

“Essa é uma ação continuada que beneficia o produtor com a melhora na execução da atividade de defesa agropecuária”, explicou a fiscal estadual agropecuária, responsável pelo projeto, Verena Mendes, lembrando que os indicadores e metas da ADAB dependem dos líderes, no caso, dos coordenadores e gerentes distribuídos entre as 15 Coordenadorias Regionais e 71 Gerências Locais, cobrindo os 417 municípios da Bahia.

Amanhã, 14 de maio, serão apresentados e discutidos os procedimentos de otimização de recursos financeiros, de manutenção de veículos e de recursos humanos.

Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB

www.adab.ba.gov.br