Os números da defesa agropecuária baiana foram apresentados na manhã dessa quinta (30), em Brasília, pelo diretor-geral da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), Maurício Bacelar, ao presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária), João Martins. Após a audiência onde foi relatado o resultado da segunda etapa da vacinação contra a Febre Aftosa, em 2019, com imunização de 95,87% do rebanho de bovinos e bubalinos em 268.760 propriedades, ou seja, um aumento de 45% do número de municípios com vacinação superior a 90%, conforme preconiza o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). As informações sobre o cenário baiano foram divulgadas também durante o almoço com a ministra Tereza Cristina.

A delegação baiana foi integrada pelo superintendente da Agricultura, Paulo Emílio Torres e o Presidente da FAEB (Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia), Humberto Miranda.  Durante o encontro, Maurício Bacelar sugeriu que o MAPA desenvolva um programa de integração entre todos os 27 estados para acelerar os procedimentos de defesa  agropecuária, o que foi prontamente aceito pela ministra.

 

Os relatórios da Bahia incluem o monitoramento e controle das Moscas-das-Frutas, desenvolvido no Vale do São Francisco para preservar as culturas na região e o trabalho de prevenção com instalação de barreiras e rastreamento nas propriedades rurais para evitar a entrada da PSC (Peste Suína Clássica). "Ficamos lisonjeados com o convite e com o destaque alcançado pelo desempenho de nossos profissionais e técnicos além da dedicação da agência como um todo", ressaltou Maurício Bacelar.


a