A experiência da Bahia com o Programa de Regionalização e Descentralização do Abate foi apresentada em Pernambuco na última semana. A convite do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão ligado à Secretaria da Agricultura, participou do XX Encontro de Médicos Veterinários e Zootecnistas do Agreste Meridional de Pernambuco em um curso com duração de oito horas para levar os resultados exitosos da Bahia com relação à cadeia produtiva da carne.

Quem apresentou o Programa aos participantes do encontro foi a Coordenadora de Inspeção e Fiscal Estadual Agropecuária Anete Cruz. "As iniciativas de sucesso precisam ser compartilhadas com todas as Unidades da Federação para beneficiar a população com um alimento saudável e incrementar a cadeia produtiva da carne", diz Anete, lembrando que a meta da Adab é consolidar a cadeia produtiva da carne na Bahia, atender à demanda dos municípios que não dispõem de frigoríficos e garantir a segurança alimentar por meio da oferta de um produto com qualidade e em matadouros inspecionados.

O Programa consiste em atender à demanda de locais que não possuem grandes redes de matadouros frigoríficos, implantando pequenos frigoríficos para prestar serviço aos municípios vizinhos. De forma complementar Adab também criou o Projeto de Entrepostos Frigoríficos Modulares, que tem por objetivo viabilizar a armazenagem e a distribuição das carnes nos municípios que não possuem matadouros. A Agência vem trabalhando ainda em parcerias com o Ministério Publico Estadual, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Estadual e outros órgãos para combater o abate clandestino, realizando fiscalizações, interdições de matadouros clandestinos e apreensões.

As ações técnicas realizadas pela Agência são acompanhadas também por atividades educativas em escolas, eventos agropecuários, associações de donas de casa, entre outras. "E os resultados são relevantes, demonstrando que o Estado não apenas executa e coíbe mas também elucida a população dos riscos inerentes ao consumo de carne sem a devida inspeção", acrescenta o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres, ressaltando que os programas elaborados pela Adab são ferramentas técnicas imprescindíveis para a execução e consolidação do serviço sanitário oficial de prevenção, controle e erradicação das enfermidades de agravo à sanidade animal com impacto na economia e na saúde pública.

Ascom / Adab