A Reunião do Território de Identidade e o Fórum de Secretários de Agricultura do Recôncavo, ocorridos na última sexta-feira (15), na Biblioteca Municipal de Cruz das Almas, reuniram os representantes dos municípios de Cruz das Almas, Sapeaçú, Conceição do Almeida, Castro Alves, São Félix, Cabaceiras do Paraguaçu, Governador Mangabeira e Muritiba. Na oportunidade, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apresentou o projeto piloto do sistema de produção de mudas cítricas em ambiente protegido aos referidos municípios em potencial, antes de ser proposto durante o III Encontro dos Secretários Municipais de Agricultura da Bahia, agendado para a próxima sexta-feira (22), no Hotel Pestana em Salvador.

">A Coordenadora do Projeto Fitossanitário dos Citros da Agência, Suely Brito, fez uma breve explanação acerca das ocorrências fitossanitárias e as implicações para o sistema de produção de mudas, sugerindo assim a necessidade de mudanças no sistema. “O projeto vai melhorar a produção de citros, haja vista a importância desse segmento para os municípios que compõem o Recôncavo, além de beneficiar a agricultura familiar da Bahia”, salientou a coordenadora.

">A implantação do sistema de produção em viveiros telados busca garantir a fitossanidade dos citros, haja vista as ameaças que rondam a citricultura baiana, a exemplo do Cancro Cítrico e Huanglongbing (HLB). “Tornar obrigatória à produção de mudas e borbulhas cítricas em viveiro telado é a meta da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) até 2014”, afirmou o Diretor de Defesa Vegetal, Armando Sá.

">A Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), por meio da Adab, esteve representada pelos Gerentes de Cruz das Almas e Alagoinhas, os Engenheiros Agrônomos, Lousane Cerqueira e Ricardo Santos Motta, pela Auxiliar de Fiscalização, Maria Aparecida Almeida e pela Coordenadora do Projeto Fitossanitário dos Citros, Suely Brito.

Veja o nosso Álbum

Ascom / Adab