Lançamento Módulo Agrotóxicos 02 Lançamento Módulo Agrotóxicos 01

A implantação da plataforma de agrotóxicos no Sistema Informatizado da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) já é uma realidade na Bahia. A inserção desta nova ferramenta tecnológica visa proporcionar melhorias para o Serviço de Defesa Sanitária Vegetal do Estado, com maior agilidade e facilidade aos processos de fiscalização do uso e comércio de agrotóxicos, importante para o combate de pragas e doenças presentes na agricultura.

A nova plataforma foi apresentada oficialmente no Bahia Farm Show - Feira de Tecnologia Agrícola e Negócios, no município de Luis Eduardo Magalhães, na última quarta-feira, 03 de junho. Durante o evento foi explanado a evolução do Sistema Informatizado ao longo dos anos, deixando de ser físico e manual, para se tornar totalmente virtual e tecnológico.

De acordo com os responsáveis pela expertise agronômica, Alessandro Oliveira e André Loula Tôrres, a Bahia inova mais uma vez com o Módulo de Agrotóxicos, trazendo mais confiabilidade para o Serviço de Defesa Sanitária Vegetal do Estado, que terá uma base de dados mais completa, com controle das informações em tempo real. “A funcionalidade dessa nova tecnologia vai beneficiar todos os elos da cadeia, podendo ser acessada de qualquer lugar do mundo, basta ter acesso à internet”, informou o coordenador do Programa de Controle do Uso e Comércio de Agrotóxicos, Raimundo Ribeiro, lembrando que a co-participação dos envolvidos, a exemplo da Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri), tornará o trabalho da ADAB ainda mais eficiente.

Com esta ferramenta as revendas devem solicitar e renovar cadastro na ADAB, bem como abastecer com informações de estoque dos produtos, as empresas podem pedir o registro de produtos e os Responsáveis Técnicos (RTs) vão informar os receituários agronômicos emitidos, cumprindo com a Lei Estadual, nº 6.455, de 25 de janeiro de 1993, regulamentada pelo Decreto n.º 6.033 de 06 de dezembro de 1996.

O diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá, esclarece que este controle torna-se necessário já que a utilização dos agrotóxicos é muito importante para o combate de pragas e doenças presentes na agricultura. “A fiscalização do comércio e uso de agrotóxicos e afins é de competência exclusiva dos órgãos estaduais, responsáveis pela fiscalização destes insumos. Por isso, o controle de todo processo, desde o cadastro, registro até o fiscalizatório, demandou da ADAB uma estrutura de gestão de informações para que os dados sejam registrados, armazenados e processados, gerando e disponibilizando dados de forma mais célere e confiável para planejar de forma mais eficientemente as ações futuras”, informou Sá.

Como consequência, a Bahia vai conseguir preservar o meio ambiente, a saúde e segurança do aplicador, do comerciante e do profissional que faz a prescrição e supervisiona a lavoura. “Como deu pra perceber, a defesa agropecuária baiana vem se modernizando ao longo destes últimos anos, inserindo novas tecnologias para oferecer um serviço de qualidade ao produtor, que está organizado em associações de renome nacional, como a AIBA e ABAPA”, enfatizou o diretor-geral da ADAB, Oziel Oliveira, ratificando que um dos seus propósitos é modernizar ainda mais os processos de controle e gestão deste órgão tão importante para a agricultura e pecuária baiana.

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

www.adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461