Na última sexta-feira (13), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura, realizou a inspeção prévia do local onde será implantada uma unidade de beneficiamento de carne-de-sol em Amargosa. O terreno aprovado está localizado no Loteamento Cidade Jardim, Bairro Katiara, com área aproximada de mil metros quadrados e a visita foi acompanhada pelo Secretário Municipal de Administração, Marinaldo Santos, e do engenheiro civil, Luiz Gomes, responsável pela elaboração do projeto.

“A iniciativa vai promover uma melhoria das práticas de produção, distribuição e comercialização, com maior controle das condições higiênico-sanitárias, aliando o fortalecimento da cadeia produtiva da carne à garantia de um alimento seguro na mesa do consumidor”, informou o secretário de Agricultura, Eduardo Salles.

O município de Amargosa, conhecido pela tradição em fabricação de carne-de-sol, possui cerca de oitenta feirantes que comercializam este produto no Mercado Municipal, atendendo a grande demanda da região. “A ampliação do Mercado, na área destinada a comercialização da carne-de-sol, encontra-se pronta, aguardando apenas a chegada dos balcões frigoríficos”, finalizou o diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários, Adriano Bouzas, ressaltando que, com isso, a Adab irá regularizar também o elo da cadeia que é a comercialização da carne-de-sol.

Assim, visando a organização da cadeia produtiva da carne-de-sol, a Prefeitura Municipal de Amargosa entende a importância e necessidade da formalização desta atividade, e buscam oferecer uma estrutura adequada aos feirantes para que procedam a manipulação da carne em condições higiênico-sanitárias favoráveis.

O projeto arquitetônico está em fase de elaboração, bem como o dimensionamento de áreas para que seja encaminhado e analisado pela Adab que validará a construção.

Ascom Adab

www.adab.ba.gov.br