A principal praga da fruticultura mundial foi tema de um curso de atualização para Engenheiros Agrônomos que atuam na habilitação da colheita de frutos cítricos para atender às exigências do mercado internacional. A atualização sobre a Mosca-das-Frutas (Tephritidae), foi organizada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), em parceria com a Empresa Brasileira de Agropecuária (Empraba/CNPMF) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no município de Cruz das Almas, no final do mês de julho.
A coordenadora do Programa Fitossanitário da ADAB, Dra. Suely Brito, apresentou nova metodologia para a inspeção dos pomares de cítricos, que antes não contavam com nenhuma previsão legislativa estabelecida. Também Dr. Antônio Souza do Nascimento (Embrapa), tratou da bioecologia da Mosca-das-Frutas, atualizando assim os engenheiros que atuam no Recôncavo e Litoral Norte da Bahia na exportação de frutos “in natura” de lima ácida ‘Tahiti’ e laranja. A nova legislação passará a vigorar, a partir de 1° de setembro. "A atualização é fundamental para que o mercado europeu continue importando nossos produtos, ocupamos o segundo lugar no ranking de área plantada de cítricos, o que confirma nosso potencial exportador”, reforçou Dra. Suely.
O evento destinado aos responsáveis técnicos (autônomos e contratados) discutiu ainda os detalhes do Programa Estadual de Controle de Moscas-das-Frutas, Organismos Internacionais que Regulamentam o Trânsito de Vegetais, a Certificação Fitossanitária e Rastreabilidade e Rotina da Emissão Eletrônica de Documentos Fitossanitários.