Termina hoje (26), em Santo Amaro, o treinamento para controle de quirópteros da espécie Desmodus rotundus e colheita de material do sistema nervoso central em herbívoros. Na quarta edição, foram capacitados 25 profissionais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, na busca por aumentar a eficiência das ações e fortalecer o Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH/BA), diminuindo os impactos da doença na pecuária baiana e na saúde pública, já que a raiva é uma zoonose de alto risco.

Desde a última terça-feira (23) os participantes, entre médicos veterinários e auxiliares de fiscalização da Agência, receberam informações técnicas de identificação e classificação dos morcegos e controle populacional, além da prática de armação de redes e uso de GPS. Eles também trocaram conhecimentos com o fiscal estadual Fábio Ferreira, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc/SC), que fez uma explanação da realidade do PECRH neste Estado.

Ontem (25), durante todo o dia, foram realizadas aulas práticas de captura de morcegos. “As capturas são importantes porque através delas pode-se controlar a população destes indivíduos, diminuindo o número de ataques aos animais e, consequentemente, as chances de transmissão do vírus da raiva”, explica o coordenador do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros, José Neder, ressaltando que são capturados apenas os morcegos da espécie Desmodus rotundos.  Os morcegos desta espécie são os principais transmissores da Raiva dos Herbívoros, doença que acomete, principalmente, o rebanho bovino, causando problemas relacionados ao sistema nervoso, levando a morte do animal. A captura do “Desmodus rotundus” e a utilização da pasta vampiricida fazem parte das estratégias de controle populacional dos morcegos, visando diminuir a ocorrência da raiva na região.

Hoje (26), foi abordada a colheita de amostras do Sistema Nervoso Central (SNC) de bovinos, padronizando suas ações em campo. A prática aconteceu no Centro de Desenvolvimento da Pecuária da Universidade Federal da Bahia (CDP), em Oliveira dos Campinhos, distrito de Santo Amaro, município próximo a Feira de Santana. “A confiabilidade e qualidade dos testes laboratoriais, além da interpretação dos resultados, dependem primariamente do preenchimento adequado de requisições e formulários, de uma boa colheita, acondicionamento e remessa das amostras biológicas ao Laboratório Central de Pernambuco (Lacen/PE)”, informa o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

Durante cerimônia de abertura estiveram presentes o diretor-geral e diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Paulo Emílio Torres e Rui Leal, respectivamente, bem como os fiscais estaduais agropecuários, José Neder e José Klinger, Fábio Ferreira (Cidasc/SC) e Eduardo Ungar do Laboratório Central Gonçalo Moniz (Lacen/PE) que palestraram no treinamento.

Benefícios

Os morcegos são encontrados em locais escuros, úmidos e abandonados ou em matas próximas a áreas de criação de bovinos. “Esta preparação para futuras ações exitosas das equipes da Adab têm importância estratégica, por se tratar de uma região de alto risco para a ocorrência da raiva em herbívoros, tendo impacto positivo na redução da incidência da raiva nesta área, bem como nos prejuízos ao rebanho estadual e à saúde da população”, salienta o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal.

O Estado da Bahia está entre os mais eficientes no controle da Raiva dos Herbívoros e, em 2011, recebeu a classificação A, a mais alta categoria, na Avaliação do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros, feita pelo Ministério da Agricultura (Mapa). “Isso é resultado de um amplo trabalho em conjunto, envolvendo segmentos da defesa, pesquisa e extensão rural. Todas as ações têm como foco a melhoria da qualidade de vida da população seja enquanto produtor ou consumidor. Por isso, nossa responsabilidade vai além das porteiras”, finaliza o Secretário de Agricultura, Eduardo Salles, acrescentando que a Adab tem realizado ações de captura como essa durante todo o ano em diferentes regiões do Estado.

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br