Atendendo ao convite da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) enviou a coordenadora do Projeto Fitossanitário dos Citros, Suely Xavier, para ministrar palestras durante o VI Curso para Habilitação de Engenheiros Agrônomos e Florestais para Emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO/CFOC). O curso teve início na segunda-feira, 27 de junho, no Centro de Treinamento da Emater, no município de Ouro Preto do Oeste/RO, e vai até a sexta-feira, 1º de julho, com a participação de 100 inscritos, entre engenheiros agrônomos e florestais de órgãos públicos, de empresas privadas e profissionais autônomos, devidamente registrados no CREA.

O objetivo do Curso é capacitar e habilitar estes profissionais, em suas respectivas áreas de competência profissional, para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) de vegetais potenciais hospedeiros de pragas quarentenárias presentes, ausentes e pragas quarentenárias regulamentadas, visando o controle do trânsito interno, interestadual e internacional.

Suely Xavier ministra três palestras sobre pragas dos citros: HLB dos Citros (ex-Greening), Cancro Cítrico e Mancha Preta dos Citros. “As três pragas são regulamentadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e representam as ações relacionadas ao monitoramento das pragas em pomares comerciais e domésticos, em Unidades de Consolidação (UC's), viveiros de produção de mudas, fiscalização do trânsito de frutos, dentre outras”, informa a engenheira agrônoma e fiscal estadual agropecuária da Bahia.

A abertura aconteceu na segunda-feira à tarde, com a presença da Fiscal Estadual Agropecuária do IDARON, a MSc. Rachel Barbosa, gerente da área vegetal. Além das palestras, na sexta-feira (01), acontece a aula prática para reconhecimento dos sintomas das pragas presentes no Estado de Rondônia: Pinta Preta e Leprose dos Citros.

Para o estado de Rondônia, o curso é focado nas pragas das culturas da banana, a Sigatoka-negra (Mycosphaerella fijiensis) e o Moko (Ralstonia solanacearum raça 2); do açaí, o Ácaro Vermelho das Palmeiras (Raoiella indica); da goiaba, acerola, citros, tomate e outras, a Mosca da Carambola (Bactrocera carambolae); e de citros em geral, o Cancro Cítrico (Xanthomonas axonopodis pv. Citri), Pinta Preta (Guignardia citricarpa (Phyllosticta citricarpa)) e Greening (Candidatus Liberibacter spp.). Todas estas pragas constam da lista de hospedeiros de pragas quarentenárias de interesse econômico para o Estado de Rondônia, conforme Instrução Normativa do MAPA, nº 59 de 18 de dezembro de 2013.

A ADAB realiza a 30ª edição do Curso de CFO/CFOC, em agosto, no município de Cruz das Almas/BA, e as inscrições já estão abertas para 80 vagas, com encerramento por ordem de inscrição, efetuada exclusivamente em formulário disponibilizado no site da ADAB (www.adab.ba.gov.br).

29/06/2016
Assessoria de Comunicação
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Tel/Fax: 71. 3116-8461