O 1º Seminário de Defesa Sanitária Vegetal e Políticas Públicas foi um dos acontecimentos de uma série de comemorações aos 90 anos do município de Bom Jesus da Lapa. Os fruticultores estiveram atentos aos desafios propostos pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) na sanidade vegetal da cultura da banana, citros e mamão durante toda a manhã do último sábado, 31 de agosto, no Distrito de Irrigação Formoso (DIF). O objetivo foi desenvolver a fruticultura na Região Oeste por meio dos princípios básicos, a fitossanidade, a sustentabilidade e a competitividade.

O Secretário Estadual de Agricultura, Eduardo Salles juntamente com o Deputado Estadual, Mário Negromonte Júnior e o Prefeito de Lapa, Eures Pereira, participaram ativamente das comemorações. “Não poderia faltar neste dia tão especial. Assisti a uma missão emocionante e agora estou aqui com os produtores, peças fundamentais que movimentam a tão forte agricultura do Oeste baiano”, afirmou o Secretário. Na cerimônia de encerramento, o secretário informou que o Governo do Estado vem trabalhando para desenvolver a agricultura baiana e, principalmente, ofertar aos agricultores familiares melhores condições de cultivo. “Por isso, a Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), proporcionou esta manhã de aprendizado e discussão com informações técnicas em fitossanidade para garantir, cada vez mais, a qualidade da fruticultura da região”, incentivou o também engenheiro agrônomo, Eduardo Salles.

“É uma honra estar aqui no dia de hoje, em que também comemoro meu aniversário. Todos os munícipes estão de parabéns!”, iniciou o deputado, ressaltando ter orgulho em também ser “filho de Francisco”, ao fazer relação ao Rio São Francisco que também banha o município de Paulo Afonso, onde nasceu. Ao concluir, Mário Júnior trouxe um presente para toda a população: a autorização de repasse de verba, por meio do Ministério da Integração, para a construção do tão pleiteado mercado municipal da Lapa.

“Encontros como esses são importantes para mostrar aos produtores que defesa agropecuária se faz com diálogo, participação e compartilhamento de ações. Diante de mercados cada vez mais exigentes quanto aos padrões sanitários, a Adab tem a responsabilidade compartilhada com o produtor em garantir a qualidade dos produtos baianos”, destacou o Diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Adab, Armando Sá, lembrando que a Lapa é um forte polo da fruticultura baiana contribuindo, por exemplo, para posicionar a Bahia como 2º maior produtor de banana no ranking nacional.

Participaram do seminário, além do coordenador regional da Adab em Santa Maria da Vitória, Gregório Nepomuceno, e da equipe local liderada pela gerente técnica de Bom Jesus da Lapa, Meire Telma Cardoso, o vice-prefeito, o secretários municipais, presidente da câmara de vereadores e políticos, além das lideranças do setor produtivo. O superintendente regional da Codevasf, Lourival Galvão, o presidente do Distrito, Antônio Márcio Rodrigues, e conselheiros, também estiveram presentes no evento.

A Fitossanidade

Na programação do evento constavam questões sobre a fitossanidade na cultura da banana, citros e mamão, bem como da necessidade de fiscalização, importância da emissão responsável da Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) e, consequentemente, da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV).

Os principais produtos cultivados em Lapa são a banana, o mamão, a melancia e citros. Conforme dados de produção de 2012, foram comercializadas 171 mil toneladas, sendo a banana a maior cultura em exploração, com aproximadamente 160 mil toneladas, (85% da área cultivada). “Hoje a Lapa consegue comercializar a banana para qualquer unidade da federação, bem como para diversos países. Isso é possível pelo Estado ser Livre da Sigatoka-negra e do Moko, pragas de grande impacto econômico, ausentes na Bahia”, afirmou o fiscal estadual agropecuário da Adab, Alessandro Oliveira.

Em relação à citricultura, “a Adab está trabalhando para impedir que a Pinta-preta, constatada no Recôncavo Baiano, dissemine no Estado. A praga de restrição fitossanitária e de enorme impacto econômico causa muita perda, depreciação e elevado custo pela necessidade de aplicação de fungicida, além de impedimento na exportação”, orientou a fiscal estadual agropecuária da Adab, Suely Brito, ressaltando a importância das fiscalizações periódicas nas propriedades e de trânsito.

“Este evento demonstra que o pequeno produtor está interessado em assegurar suas lavouras, evitando grandes prejuízos. O produtor é corresponsável pela atuação na defesa sanitária em prol da melhoria de qualidade da agricultura baiana”, finalizou a fiscal estadual agropecuária da Adab, Rita de Cássia Oliveira.

O Distrito

O perímetro irrigado Formoso impulsiona a economia local contribuindo para a geração de negócios e empregos nos mais variados setores e vocês podem contar com a Prefeitura, principalmente com o Secretário Municipal de Agricultura. O Projeto gera 7 mil empregos diretos no setor primário e 14 mil empregos indiretos no entorno do perímetro, beneficiando uma população estimada em 100 mil habitantes.

De acordo com os dados apresentados pela administração do DIF, o Projeto possui área irrigável de 11.751 ha, com o total de 1.162 lotes, sendo 908 de agricultores familiares e 254 de produtores empresariais, abastecendo o mercado consumidor de Brasília, Goiânia, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e municípios circunvizinhos.

Confira nosso álbum de fotos

Ascom Adab

www.adab.ba.gov.br