Objetivando resultados permanentes para evitar o abate clandestino e, consequentemente, a garantia de alimentos seguros para o consumidor, a ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) segue firmando parcerias com as prefeituras municipais. Uma semana após a conclusão de ações de fiscalização no Território de Irecê que resultaram na apreensão de 1,5 tonelada de carne sem informações de origem, equipes da autarquia se reuniram com representantes da administração municipal para encontrar uma solução conjunta para o controle sanitário de produtos de origem animal.

A

Ficou estabelecido um prazo de até 60 dias para a reforma e ampliação do matadouro frigorífico local que deve realizar também o abate de animais de pequeno porte.

“Trabalhamos em parceria para que os resultados repercutam na ponta, preservando o consumidor. Conversamos com o secretário de governo, Alan Franca, representando o prefeito Elmo Vaz e produtores locais sobre o abate clandestino de caprinos, ovinos e suínos, e saímos com a certeza de que, em breve, o estabelecimento estará com instalações aptas para atender novas demandas e não só de bovinos, o que amplia possibilidades para regularização do abate na região. Também esteve no local da reunião, o promotor de Justiça Antônio Leal”, ressalta Matheus Rolim, assessor especial da agência.

A

Além da carne apreendida, um matadouro frigorífico irregular foi fechado em ações de vistoria e inspeção na região, concluídas no início do mês. “A procura da prefeitura de Irecê para que orientássemos os responsáveis em relação às condições ideais para o funcionamento do frigorífico, mostra que as ações de conscientização da ADAB estão avançando", diz o coordenador do setor contra o Abate Clandestino, Ednilton Brito.

“Isso é muito positivo e ilustra o reconhecimento das ações realizadas em parceria com as Vigilâncias Sanitárias Municipais e, em muitos casos, solicitadas pelo Ministério Público”, opina José Ramos, coordenador de Inspeção de Produtos Cárneos da ADAB.

Educação Sanitária

Ações educativas foram programadas pela agência para o território de Irecê, a exemplo do curso de agentes vacinadores de Brucelose que passam a atuar sob supervisão de médicos veterinários da ADAB.

Durante a passagem da equipe pelo município, aconteceu o ato de entrega dos certificados do curso, realizado em parceria com o sindicato rural de Irecê e prefeitura.

A    A

A importância sobre a prevenção de doenças que atingem os animais e podem acometer os consumidores, além das vistorias realizadas no comércio e indústria de alimentos foi destacada durante palestra educativa de José Ramos, que ressaltou a relevância da segurança alimentar, um compromisso que deve ser selado pelo poder público, produtores e comerciantes.