ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) participa do VII Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura, o III Seminário do Projeto APIS-Chapada e VII Feira de Produtos e Equipamentos, com palestras sobre a sanidade das abelhas e boas práticas de fabricação e manipulação de produtos, através das coordenadoras Dr. Rejane Noronha e Dra. Solange Veras. O evento teve início ontem (23) e vai até sexta (25), no município de Seabra-BA.

A coordenadora do Programa de Sanidade das Abelhas, Dr. Rejane Noronha, destacou a importância do evento na cidade. “Seabra é uma região com forte potencial apícola e meliponícola tendo inclusive produção de mel orgânico certificado”. Rejane falou também sobre as medidas de prevenção e controle do besouro Aethina túmida. “É fundamental que o apicultor notifique a ADAB em caso de suspeita da presença do besouro, porque o inseto já está presente no estado de Minas Gerais além de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul”, enfatizou.

Dr. Solange Veras, coordenadora do Programa de Segurança e Qualidade do Mel e Produtos Apícolas palestrou, hoje (24), na Oficina de Boa Praticas na Agricultura.  Foram abordados os princípios das boas praticas de fabricação para manipulação dos produtos das abelhas com enfoque, principalmente, no programa de autocontrole que será implantado nas indústrias, conforme Portaria da ADAB nº 144 de 05 junho de 2019.


a