A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), com o objetivo de ampliar a rede de apoio aos municípios e população atingida pelas fortes chuvas no Estado, vai disponibilizar suas sedes territoriais para receber donativos. Diante da capilaridade da Agência, com mais de 300 escritórios na Bahia, a instituição visa ainda cumprir com seu papel de responsabilidade social, contribuindo com as ações já em curso para auxiliar as cidades em estado de calamidade. Todo material arrecadado deverá ser encaminhado às unidades do Corpo de Bombeiros em cada região, que já possui a logística de encaminhamento das doações.

 

“A agência inclui, em seus valores e código de ética, condutas que vão além do bem-estar corporativo, mas que também tenham uma preocupação com a comunidade na qual está inserida”, comenta o diretor geral da Adab Oziel Oliveira. “Os desastres afetam o cotidiano que as pessoas atingidas não conseguem superar sem uma resposta eficiente das instituições e a ajuda humanitária. Neste momento, que envolve as doações, todo o apoio de voluntários é importante”, afirma Oziel.

 

Entre os itens essenciais para compor a alimentação básica das famílias estão os alimentos crus como arroz, feijão, cuscuz, macarrão (instantâneo e comum) café, açúcar, sal, farinha de mandioca/trigo; Os enlatados como salsicha, sardinha, milho verde, ervilha, seleta de legumes, molho e extrato de tomate e leite em pó; Alimentos líquidos a exemplo de óleo de soja e azeites. Em função da necessidade de transporte especial, a Adab não recomenda a doação de leite líquido, nem mesmo em caixa, mas alimentos prontos como bolachas ou biscoitos, doces e rapaduras, desde que embaladas, também podem fazer parte das doações.

 

Vale lembrar que itens como pasta dental, escova de dente, sabonete, shampoo, condicionador de cabelo, aparelho de barbear descartável, papel higiênico, absorvente, bucha para banho e saboneteira são muito úteis, assim como os materiais de limpeza como sabão em barra, sabão em pó, detergente, desinfetante, água sanitária, esponja de aço, rodo, escova, vassoura, pano de chão e baldes. Como muitas pessoas saíram às pressas de suas residências, itens de vestuário se tornam essenciais, a exemplo de calçados (sempre aos pares), em sacos já amarrados com o número escrito pelo lado de dentro. As roupas usadas, para crianças e adultos, precisam estar higienizadas e acondicionadas de forma organizada. Já as roupas íntimas, somente novas. Outro item sempre necessário são as roupas de cama e banho como cobertor, lençol, fronha e toalhas.

 

Com a proximidade do período de Natal, e na tentativa de minimizar os impactos emocionais nas crianças, os brinquedos são doações muito válidas nesse momento, como bola, boneca, brinquedos pedagógicos, carrinhos e similares, todos acondicionados em caixas para facilitação durante o transporte. “A Adab é uma família que atua em rede pela defesa agropecuária em todo o estado. Agora é hora de contar com a sensibilidade e apoio de todos os servidores desta agência para recebimento, organização e triagem das doações para ajudar os baianos”, finaliza Oziel Oliveira.




a

 

 

 

Adab. 13/12/2021

Tel. 3194-2044/2022/99948-8385