Em ação conjunta realizada na última terça-feira (20), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) de Teixeira de Freitas e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro (Cippa) apreenderam seis bois em processo de abate clandestino em uma propriedade no município de Itagimirim, Extremo Sul da Bahia. Aproximadamente 1,5 tonelada de carne ilegal iriam para abastecer o comércio irregular da região.

Ao chegar à propriedade os servidores da Adab observaram alguns bovinos com o abate finalizado, e outros, já mortos, estavam iniciando o processo. Segundo o dono da fazenda, a carne iria para um supermercado de itagimirim.

O engenheiro agrônomo que acompanhou a operação, Epaminondas Peixoto, disse que a equipe da Adab trabalha sempre para proteger a saúde animal e, principalmente, a saúde pública. Por isso, foi uma sensação de dever cumprido em poder evitar que esta carne fosse comercializada e consumida, podendo trazer prejuízos para a saúde da população.

“Para conseguirmos combater o abate clandestino nos municípios que compõem a coordenadoria regional da Adab em Teixeira de Freitas precisamos que a população denuncie as irregularidades ao serviço oficial”, completou a coordenadora regional, Millena Nascimento lembrando que o consumidor também pode nos ajudar no combate à clandestinidade no momento da compra da carne, exigindo a nota fiscal do produto e verificando os selos de Inspeção Municipal, Estadual ou Federal.

A carne foi apreendida e descartada pela Adab e os seis homens presos em flagrante por crime contra a saúde pública.

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br