Na manhã dessa quinta-feira (17) a Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) recebeu integrantes do Ministério Público para dialogar sobre as Fiscalizações Preventivas e Integradas (FPI’s) no Estado da Bahia. Esse tipo de ação é realizado com a participação de diversos órgãos. A promotora do MP, Luciana Khroury, esteve na agência para apresentar alguns resultados das ações desenvolvidas e, junto, com técnicos dialogar sobre as futuras FPI´s.

Já foram realizadas 42 FPI´s que envolvem órgãos como o Ministério Público, coordenador do projeto. “É fundamental esse diálogo para que possamos apresentar os resultados e debater novas perspectivas das FPI’s. Ações integradas fortalecem o trabalho de todas as instituições envolvidas. A nossa que é defesa agropecuária atua para a manutenção dos status fitossanitários adquiridos. Colaboramos também com a troca de informações e a expertises dos nossos técnicos”, pontuou o Diretor-geral da ADAB, Bruno Almeida.

a
Durante a última FPI, realizada no oeste do Estado, no mês de abril, 21 estabelecimentos foram fiscalizados, 81 Documentos de Fiscalização (inspeção, interdição, apreensão e infração) foram emitidos. Além disso, durante a fiscalização, dois mil litros de produtos com substância de origem duvidosa foram interditados, estabelecimentos sem registro para o comércio de agrotóxicos foram inspecionados, e um montante de R$ 169 mil em multas pelas inconformidades encontradas nos armazenamentos de agrotóxicos.

Segundo a promotora, Luciana Khroury, essa integração e diálogo fortalecem a resposta que esses órgãos têm que dar a sociedade. “Somos agente públicos em busca da manutenção das Leis, da qualidade de vida da população e do cumprimento de medidas preventivas e de fiscalização. As FPI´s fazem parte desse processo democrático não só de prevenção e fiscalização, mas, também, um modelo educativo para que tanto sociedade, produtores, comerciantes e todos os envolvidos na cadeia produtiva cumpram o que for necessário”.

Novas FPI’s serão realizadas no Estado. ADAB está a disposição dos órgãos envolvidos e do MP, coordenador do projeto, para o aprimoramento das ações. Técnicos da ADAB também participaram da reunião.