A parceria da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) com prefeituras reverbera também no manejo da cultura da banana, em Glória, Território de Itaparica. Ações educativas da autarquia na região esclarecem aos produtores a importância da carga circular somente com os documentos contendo dados de origem para evitar possíveis entradas de pragas na Bahia.

a

A Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) é exigida durante a fiscalização em postos fixos e móveis que averiguam as condições das cargas agrícolas. “A região faz divisa com três estados, Alagoas, Sergipe e Pernambuco, e precisamos estar vigilantes para evitar a contaminação das lavouras baianas”, alerta a engenheira agrônoma Keyla Soares, que junto com o fiscal estadual agropecuário Albany Leite, realizou na sexta (18) na área rural de Glória, no Centro de Treinamento da CODEVASF, palestras para produtores, vereadores e o secretário municipal de Agricultura que assegurou a contratação de um agrônomo para auxiliar os produtores no manejo da cultura da banana.

a    a

“A ação de educação sanitária da ADAB reforça a importância da fiscalização para assegurar frutas seguras para consumo, uma parceria bem-vinda e que vai certamente promover resultados satisfatórios”, diz Albany.

a    a