Uma conquista de todos os produtores baianos. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) é a primeira do Norte/Nordeste, e a quinta no país, que está credenciada para realização de diagnóstico laboratorial para Mormo. A agência já possuía o credenciamento para Anemia infecciosa Equina. A autorização foi emitida na última terça-feira (19), através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A conquista faz parte de anos de estudos e aprimoramento realizados pelos técnicos do Laboratório de Sanidade Animal (Ladesa), da agência.
A bactéria Mormo da espécie (Burkholderia mallei) causa problemas respiratórios em cavalos, jegues e mulas (equídeos) e também em seres humanos, podendo causar problemas respiratórios e a óbito. “É um orgulho para nós baianos. O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI) e ADAB ter a agência como referência no norte/nordeste. Parabéns aos nosso técnicos que realizam trabalho de excelência e que tanto lutaram por essa conquista”, ressaltou Paulo Cezar, diretor-geral da ADAB.
Já o diretor de Defesa Sanitária Animal da ADAB, Rui Leal, enfatizou “esse credenciamento proporciona o diagnóstico rápido e um controle maior da enfermidade. Isso facilita as nossas ações de fiscalização, mas, principalmente, na defesa sanitária animal. Essa é uma doença que pode levar a óbito e agora temos essa possibilidade de diagnóstico pela agência”.
O Ladesal é credenciado junto ao MAPA, por meio de portaria nº 289, de agosto/2014, é acreditado na norma ISO IEC 17025 junto ao Inmetro e possui responsável técnico habilitado para o ensaio habilitado.