O Estado da Bahia, através da Adab, após conquistar a equivalência do seu Serviço de Inspeção ao Serviço de Inspeção do MAPA em 2010 com a inclusão de indústrias no cadastro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI/POA teve sua lista de estabelecimentos ampliada com a adesão de mais duas indústrias no segmento avícola. Os matadouros avícolas Avigro Avícola Agroindustrial Ltda e Cesconetto Indústria e Comércio de Alimentos Ltda, localizados em Conceição da Feira e Eunápolis, respectivamente, adquiriram a certificação em janeiro deste ano após o atendimento ás exigências dos requisitos de equivalência ao serviço de inspeção federal.

A adesão ao SISBI é reconhecida a partir do atendimento aos protocolos e requisitos legais verificados nos processos fiscalizatórios e em inspeções de rotina nas agroindústrias baseado no cumprimento das normas sanitárias e dos programas de autocontrole (BPF – boas práticas de fabricação e PPHO – procedimentos padrões de higiene operacional).

As auditorias anuais realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA no serviço de inspeção estadual traduz no reconhecimento do trabalho de excelência deste serviço através na renovação da certificação.

O selo especial qualifica as empresas para a inclusão ao cadastro nacional do MAPA, sendo este credenciamento uma importante ferramenta que possibilita aos estabelecimentos a realização do comércio interestadual e, por conseguinte, a ampliação de suas vendas com a conquista de novos mercados.

"Ao aderirem ao Sisbi às empresas têm a equivalência ao serviço de inspeção federal e nada mais justo do que ter cada vez mais empresas do setor avícola, de grande importância para o estado, aderindo ao Sistema. Esta é uma conquista da Adab para ampliar a comercio de produtos de origem animal seguros e inspecionados e incentivamos o credenciamento, pois desta forma conseguimos desenvolver e movimentar o setor e a economia do estado, além de gerar mais emprego e renda para a comunidade envolvida", diz o diretor-geral da Adab Oziel Oliveira.

O diretor de Inspeção, Willadesmon Silva, destaca que a adesão é voluntária por parte das empresas e esclarece que “apesar das recentes adesões que fortalecem o sistema, ainda temos o grande desafio de ampliar o número de agroindústrias certificadas, sendo nosso objetivo promover a inclusão das agroindústrias da agricultura familiar e a descentralização dos serviços de inspeção ao nível local a partir do Sistema Unificado de Atenção e Sanidade Agropecuária – SIM/SUASA.”

CONTEXTUALIZAÇÃO DO PARQUE AVÍCOLA

Atualmente, o Brasil ocupa o lugar de maior exportador de carne frango do mundo. A produção brasileira atingiu 13 milhões de toneladas em 2015 assumindo o segundo lugar no ranking dos maiores produtores de carne de frango, superando a China.

Em 2015, o parque avícola baiano ampliou a quantidade de animais abatidos sob SIE - Serviço de Inspeção Estadual, sendo abatido um total de 55,4 milhões de aves o que corresponde a 138 mil toneladas anuais de carne, representando um aumento de 6,45% em relação ao ano de 2014 que foi de 52 milhões de aves.

Atualmente, o parque frigorífico avícola é composto por 10 (dez) estabelecimentos com inspeção estadual (SIE) e 2 com inspeção federal (SIF), correspondendo a cerca de 3% da participação nacional. A Bahia produz 100 milhões de frangos/ano o que corresponde a 240 mil toneladas anuais de carne de frango e é o segundo maior produtor de frango do Nordeste.

A Avigro, inaugurada em 2000 com sede em Conceição de Feira, ocupa uma área de mais de 30mil m² e possui capacidade instalada para abater 80 mil frangos/dia com a geração de mais de 250 empregos diretos. A Cesconetto, inaugurada em 2012 com sede em Eunápolis, possui capacidade instalada de abate de 30 mil frangos/dia com a geração de cerca de 200 empregos diretos.


Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal - DIPA/ADAB