O setor de Inspeção da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) presta orientação ao novos empreendimentos para que se adequem às exigências sanitárias e passem a produzir alimentos seguros, oferecendo ainda direcionamento para melhorar a produtividade. A partir dessa consultoria, um laticínio no município de Gavião, semiárido baiano, foi ampliado e reestruturado para conquistar o selo SIE que permite a comercialização em todo o estado. O ato de entrega do selo reuniu neste domingo (23) importantes lideranças da região que passa a experimentar novas oportunidades econômicas, com a evolução do empreendimento.

a

Um sonho de mais de uma década se concretiza com a aquisição de novos equipamentos e reestruturação física do espaço, o que alegra a família do vaqueiro de Coriston. “A parceria com a ADAB foi e continua sendo fundamental para chegarmos até aqui, com dicas valiosas passamos a enxergar melhor as oportunidades, nos adequamos aos quesitos exigidos e já estamos com pontos certos para entrega dos produtos”, ressalta o empresário Roberto Santos que passa a processar 15 mil litros de leite diários e produzir queijo coalho, mussarela, ricota e manteiga.

a

A economia de dois territórios, Bacia do Jacuípe e do Sisal, será beneficiada, com a geração de mais de 600 empregos diretos e indiretos, conforme atesta o prefeito de São Domingos, Ilário Carneiro, também produtor da região. “Em pleno semiárido e atravessando todas estas dificuldades da pandemia, é uma injeção de estímulo na bacia leiteira, o que fortalece todo o segmento com o aumento do potencial de comercialização, e uma motivação que parte também dos profissionais da ADAB”.

a

A economia desafiadora do lugar deverá contribuir para a fixação dos jovens que pensavam em migrar para outros centros. “Um empreendimento de coragem que vai beneficiar a todos por aqui”, reforça o prefeito de Gavião, Laurindo Nazário.

“O nosso papel é exatamente oferecer alternativas viáveis para os novos empreendimentos, prestando a consultoria necessária. Ficamos felizes em ver que uma região tão carente abraça agora novas possibilidades”, diz Adilson Andrade, coordenador de Produtos Lácteos da ADAB.

“Estimular outros negócios, ampliar vagas no mercado formal de trabalho, sem perder de vista alimentos seguros. O selo conquistado pelo laticínio estimula todo o mercado”, destaca a diretora-geral substituta da ADAB, Itana Serra Lima.

“Acreditamos que a cadeia produtiva vem em prol da indústria. A regularização permite a garantia de comércio ao produtor rural. Isso é inclusão social”, diz Rafael Mendes, diretor de Inspeção da ADAB.

a

Também estiveram no evento o prefeito de Pé de Serra, os vice-prefeitos de Jacobina e Valente e vereadores que conheceram a estrutura do laticínio.