Uma ação conjunta entre a Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), e a Prefeitura de Maragojipe promoveu uma reunião com representantes dos comerciantes do município para regularizar a comercialização da carne de fumeiro na região. O encontro ocorrido ontem (26), na sede da prefeitura,definiu as ações e estratégias para implantar uma pequena fábrica de conservas (defumação e salga) de acordo com as leis sanitárias de vigentes.

Participaram da reunião o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres, os secretários de Planejamento e Agricultura de Maragojipe, Gilberto de Almeida Sampaio e Nelson Salvador, respectivamente, e duas representantes dos comerciantes da carne de fumeiro, Simone Santos Assis e Rita Vieira Pestana. Ficou acertada a criação de uma associação ou cooperativa no sentido de organizar o processo produtivo e de buscar recursos financeiros para o empreendimento, além de solicitar o apoio do SEBRAE na orientação do modelo de gestão a ser implantado.

“Para o alcance de qualquer meta, principalmente no que se refere à organização de cadeias produtivas e oferta de produtos saudáveis para a população, é necessário o envolvimento de todos os órgãos competentes”, afirma o Secretário da Agricultura, Eduardo Salles. “O Governo do Estado tem desenvolvido ações para coibir abusos e ilegalidades com relação ao comércio de carne e não vai medir esforços para colaborar com os parceiros em prol do controle sanitário dos produtos de origem animal”, completa o secretário.

Durante a reunião ficou estabelecido entre as partes que a Adab se compromete em elaborar um projeto para construção da fábrica de conservas, regularizando a atividade das salgadeiras clandestinas da região. “A Agência, via diretoria de inspeção, vai avaliar o terreno para construção do empreendimento e orientar sobre as exigências higiênico-sanitárias”, salienta o Diretor de Inspeção de Produtos da Adab, Adriano Bouzas.

“Todas as determinações exigidas pela Agência pretende ofertar à população um produto de qualidade, comercializado dentro dos padrões legais, com impactos positivos na saúde pública e ordenamento da cadeia produtiva da carne”, explica o Diretor Geral da Agência, Paulo Emílio Torres, lembrando que estruturar a cadeia produtiva da carne é garantia de oferta de um produto inspecionado.

O grupo encerrou a programação visitando locais de beneficiamento e comercialização da carne de fumeiro existentes no município para conhecimento da situaçãolocal e agregar novas estratégias às atividades de planejamento para uma agropecuária segura na Bahia.

Ascom / Adab