Com foco na ampliação da taxa de imunidade do rebanho de bovinos e bubalinos para a Febre Aftosa, a ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) reúne veterinários e auxiliares de campo e reforça ações estratégicas nos territórios. A mais recente operação aconteceu no município de Santo Amaro com as equipes lotadas em Salvador e Feira de Santana.
“Apesar do índice vacinal satisfatório da I etapa da Vacinação de 2020, onde ultrapassamos a marca de 93%, temos reunido os profissionais para atualizar ações de defesa sanitária animal com ênfase na fiscalização de propriedades inadimplentes na imunização de bovinos e bubalinos contra Febre Aftosa e geolocalização de propriedades”, explica o coordenador do PNEFA-BA (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa), José Neder Moreira.
As ações asseguram ainda a melhoria da qualidade da base cadastral e divulgação da II etapa de vacinação que acontece durante todo o mês de novembro na Bahia, onde há 23 anos não há registro de Febre Aftosa.
A operação nas UVLs (Unidades Veterinárias Locais) no Recôncavo apresentou balanço positivo com 66 propriedades fiscalizadas e geolocalizadas, ações educativas, fiscalização de revenda de vacinas e vistoria de rebanho bovino, sendo 24 autos de infração emitidos pelos fiscais.
A Coordenação do PNEFA-BA já programou novas ações para as UVLs de Ribeira do Pombal (26 a 30/10), Formosa do Rio Preto (09 a 16/11) e Gandu (07 a 11/12).