Controle Raiva - SMV FACE

Diminuir a incidência da raiva dos herbívoros nos municípios pertencentes à coordenadoria regional de Santa Maria da Vitória, a exemplo de Coribe, Jaborandi e Feira da Mata, e, consequentemente reduzir os impactos da doença na pecuária e o risco à saúde da população. Estes foram os objetivos de uma série de ações controle da doença realizada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), entre os dias 11 e 16 deste mês, com ênfase no controle populacional de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus.

As ações têm como base o monitoramento e a identificação de novos abrigos, que podem ser naturais (cavernas ou furnas) ou artificiais (bueiros, pontes, casa abandonas, dentre outros). O diretor de Defesa Sanitária Animal da ADAB, Rui Leal, explicou que, após as capturas, é realizado tratamento com pasta que causa a morte do morcego por hemorragia, sendo então liberados. “Este tratamento tem o objetivo de contaminar mais morcegos em seus abrigos e assim controlar a população local. Nesta ação foram identificados 3 abrigos, capturando e tratando ao todo 63 vampiros”, disse.

O coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH-BA), José Neder Moreira Alves, informou que, em função dos aspectos geográficos da região e da característica dos abrigos trabalhados, o número de morcegos capturados foi satisfatório, visto que para cada morcego tratado outros 20 são eliminados nos abrigos.

Vale ressaltar que a ação conjunta desenvolvida na região envolveu médicos veterinários, técnicos em fiscalização e auxiliares de 4 coordenadorias regionais: Santa Maria da Vitória, Salvador, Itabuna e Feira de Santana.  Estas ações deverão ser executadas em outras regiões do Estado.

Amanda Almeida

Assessora de Comunicação - ADAB