Na manhã da última sexta-feira (24), após receber denúncia anônima, os servidores da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) em Euclides da Cunha detectaram bovinos mortos, supostamente intoxicados por erva daninha conhecida como tingui, que estavam prestes a serem saqueados para consumo humano. A oferta de alimentos inadequados para o consumo humano é crime contra as relações de consumo tipificado pela Lei nº 8.137/90 com o disposto no art. 7°, II, VII e IX. 

Ao chegar à Estrada de Algodões o gerente da Adab de Euclides da Cunha, o médico Veterinário Jefferson Carneiro de Carvalho, observou que bovinos já mortos haviam sido sangrados, o que indica a intenção de se tentar o aproveitamento da carne dos animais para consumo humano, já que a feira-livre do município acontece aos sábados. “Enquanto a Polícia Militar resguardavam o local, alguns veículos tipo pick-up e reboques passaram pela estrada, certamente na tentativa de se aproveitar as carcaças dos bovinos”, descreveu o técnico em Fiscalização Agropecuária, Regys Mendonça. Não houve flagrante e ninguém foi preso.

“A equipe da Adab trabalha sempre para proteger a saúde animal e, principalmente, a saúde pública. Por isso foi uma satisfação poder evitar que estes animais mortos fossem comercializados e consumidos, trazendo prejuízos para a saúde da população, visto que no município já tivemos casos de pessoas hospitalizados por ingestão de alimentos de origem animal contaminados, inclusive com o óbito de uma criança”, acrescentou o gerente da Adab de Euclides da Cunha, o médico Veterinário Jefferson Carneiro de Carvalho.

Os animais foram recolhidos por veículos da Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha e levados ao Aterro Sanitário.

Ascom Adab

Confira álbum de fotos

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461