A população baiana iniciou o mês de maio com aproximadamente 33 toneladas de produtos sem inspeção e com origem desconhecida retirados de circulação. Durante os primeiros 15 dias, só no Oeste, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, apreendeu 31 toneladas de produtos de origem animal e vegetal nos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério e Santa Maria da Vitória.

“O objetivo foi intensificar as fiscalizações visando coibir ao abate clandestino, fortalecer o sistema de vigilância epidemiológico e garantir a segurança alimentar e sanitária da agropecuária baiana”, enfatiza o diretor gral da Adab, Paulo Emílio Torres.

Na quinta-feira (02), no município de Luís Eduardo Magalhães, foram apreendidos cerca de 12 toneladas de laranja e 11 toneladas de banana, peixes, carnes e queijos, que de acordo com informações dos fiscais, estavam sem os documentos necessários. Em São Desidério, neste mesmo dia, foram apreendidos cerca de 3 toneladas de produtos irregulares e impróprios para o consumo humano, dentre eles carnes clandestinas e vegetais.

Por volta das 23h da sexta-feira (03), os fiscais da Adab seguiram uma caminhonete que transportava carne de forma irregular e chegaram até um açougue localizado próximo ao Centro de Abastecimento de Barreiras (CAB), popularmente conhecido como Feira Livre. Segundo o coordenador regional da Adab em Barreiras, Sanderson Barreto, neste local foi encontrada uma grande variedade de produtos provenientes de matadouros clandestinos, que não haviam passado pelo serviço de Inspeção Estadual, e apresentava o alvará de funcionamento e sanitário vencido desde 2011. Foram mais 3 toneladas de produtos cárneos apreendidos, dentre eles carnes suínas, vísceras, linguiça e carne bovina.

Já em Santa Maria da Vitória, uma fiscalização de rotina em um estabelecimento credenciado retirou de circulação 1,5 toneladas de queijo e 30 litros de leite estragados e sem condições de consumo. O estabelecimento foi notificado e os produtos destruídos evitando assim a possibilidade de comercialização.

O diretor de Inspeção de produtos Agropecuários da Adab, Adriano Bouzas, ressalta que o consumo de carne clandestina traz sérios riscos à saúde e somente uma ação conjunta com a população pode coibir as infrações. “Ao apreender esse material, estamos prestando um serviço ao consumidor, impedindo que um produto em desacordo com a legislação sanitária chegue à mesa”, finaliza Bouzas, lembrando que a Agência anunciou, na última segunda-feira (21), a apreensão de 2,3 toneladas de produtos irregulares e impróprios para consumo em ações de fiscalização nas regiões de Guanambi e Feira da Santana, dentre eles carne (bovina e suína) e pele.
A equipe da Adab e Polícia Militar trabalharam em conjunto realizando estas apreensões que foram destruídas nos Aterros Sanitários Municipais.

Apreensão de carga do Leite Italac - Outra grande ação da Adab, também na região oeste, por meio da coordenadoria regional de Barreiras, em conjunto com a Secretaria da Fazenda, Vigilância Sanitária Municipal e Ministério da Agricultura foi realizada na manhã da sexta-feira, 10 de maio, em Barreiras. Uma carga de leite da marca Italac, com irregularidade no selo de validade foi apreendida e estava sendo conduzida em um caminhão oriundo de Santa Helena em Goiás, tendo como destino o município de Seabra, na Bahia.

Como na embalagem existia a marca de Inspeção Federal (SIF) com registro no Ministério da Agricultura, os agentes do Mapa orientaram que a carga fosse levada para a garagem da Guarda Municipal, de onde seguiu para análise laboratorial. Caso seja comprovada alguma irregularidade, a carga deverá ser totalmente destruída e os responsáveis punidos. A mesma empresa já tinha sido punida dois dias antes por envolvimento em ação fraudulenta de transporte e adulteração de leite cru entregue para a indústria.

Ascom / Adab