A ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) marcou presença no Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordeste II (CISAN), realizado em Cícero Dantas, na quinta-feira (29), com participação de seis prefeitos, secretários de agricultura municipais e técnicos para elaboração de ações conjuntas nas áreas da Agricultura, Meio Ambiente, Educação e Infraestrutura. Durante o encontro que contou com representantes das Diretorias Territoriais, foi avaliada ainda a importância de atualização dos procedimentos em relação à defesa da sanidade dos rebanhos e inspeção de produtos de origem animal e vegetal. Entre outros temas, o trabalho do Grupo Gestor e de Planejamento Estratégico do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA).

“Gestores públicos entendem a importância da ADAB para assegurar a defesa agropecuária e percebem que a agência é o caminho seguro para prevenção e controle de doenças que podem causar grandes prejuízos à economia, vulnerabilizando também a saúde do homem”, reforçou Nourivaldo Cruz, técnico em Fiscalização da ADAB. No evento, a gerente territorial de Ribeira do Pombal, Ivânia Carvalho expôs as principais necessidades de adequação.

Na região de Ribeira do Pombal, são 18 municípios que se articulam para formatar demandas em bloco, a fim de alcançar maior representatividade, como reforçou a presidenta da CISAN, a prefeita de Banzaê, Jailma Dantas. Ficou acertada que a próxima reunião do consórcio acontecerá no município de Cipó, no dia 18 de setembro. Na oportunidade, o representante da ADAB vai discorrer aos técnicos dos diversos municípios presentes sobre os detalhes dos programas de sanidade e inspeção desenvolvidos pela autarquia.

A

Estiveram presentes na reunião do CISAN, representantes do Cícero Dantas, Banzaê, Sítio do Quinto, Barreiras, Olindina, Antas, Ribeira do Pombal, Itapicuru e Cipó.

A